Turismo internacional deve retomar movimento de pré-pandemia em 2024

Crescimento do setor em nível global traz reflexos positivos, mas América do Sul precisa de políticas integradas de turismo, defende especialista

 Publicado: 17/04/2024
Por
Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

O turismo internacional deve recuperar em 2024 os níveis registrados no período de pré-pandemia, com crescimento previsto de 2% em relação  a 2019. A análise é do Barômetro Mundial do Turismo, boletim da Organização Mundial do Turismo (OMT) que também destaca a contribuição econômica total do turismo, que atingiu US$ 3,3 trilhões no ano passado, representando cerca de 3% do PIB mundial. Ainda segundo a OMT, “a retomada do turismo já está tendo um impacto significativo nas economias, no emprego, no crescimento e nas oportunidades para as comunidades em todos os lugares”.

Debora Cordeiro Braga – Foto: Wikimedia Commons

A professora de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Debora Cordeiro Braga, comenta que o pós-pandemia permitiu às pessoas valorizarem mais essa necessidade de viajar, o que se reflete diretamente na economia. “O turismo tem um efeito multiplicador, ou seja, o recurso vindo do setor se espalha. Como quem faz a lavagem dos lençóis dos hotéis, quem vende água de coco, souvenirs e assim por diante”, afirma.

A professora ressalta ainda que a retomada do turismo também traz impactos negativos, como os que ocorrem na questão das mudanças climáticas. A aviação e os transportes são indústrias poluentes, então com o aumento de fluxo das aeronaves, consecutivamente aumenta a emissão do dióxido de carbono (CO2).

Essa realidade, acrescenta Debora, exige planejamento para evitar excessos. “Antes da pandemia, a gente já tinha o fenômeno do over tourism, que consiste no aumento de turistas em um determinado local, o turismo de massa. Então com essa retomada, se esse fluxo não for controlado, os países não se planejarem, a gente vai ter um agravamento dessa reação negativa em destinos turísticos de massa.” Ela cita, como exemplo, cidades de grande fluxo de turistas como Paris e Barcelona, que sofreram com o lockdown na pandemia mas que, antes dela, registrava reações violentas por parte da comunidade local contra o excesso de turistas.

Apesar da retomada em nível global, situações regionalizadas podem prejudicar o fluxo turístico, segundo a especialista. “Guerra ou qualquer instabilidade econômica e social, como aconteceu no Equador e na Argentina, reduz o fluxo de turismo. O público de lazer migra para outros destinos e o Brasil pode se beneficiar nesses casos específicos.”

Segundo a OMT, as Américas foram a região do planeta que registrou a menor retomada do turismo no pós-pandemia, com 90% de crescimento do fluxo de turistas se comparado a 2019. Para ajudar a mudar esse cenário, Debora defende políticas integradas. “O Brasil fica de costas para a América do Sul. Então é possível notar mais ofertas desses países para o Hemisfério Norte, porque tem poucos fluentes em espanhol e pouca política pública. O Mercosul não funciona como um órgão integrador para o turismo. Ainda tem muito para construir de políticas, de internacionalização e de bloco econômico”, finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Ferraz Junior


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.