Tenor Johannes Grau é o solista da USP Filarmônica para concerto no Theatro Pedro II

A 129º apresentação da USP Filarmônica acontece nesta terça-feira, dia 26, às 20h30, com entrada gratuita

25/11/2019 - Publicado há 4 anos

Nesta terça-feira, 26 de novembro, às 20h30, a USP Filarmônica recebe o solista alemão Johannes Grau para seu 129º concerto que será realizado no Theatro Pedro II. Sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, professor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, o repertório conta com obras contemporâneas e consagradas.

O programa, sem intervalo, será aberto com o Concerto nº 2 para piano e orquestra de Ludwig van Beethoven e, em seguida, será executada uma ária composta este ano pelo próprio maestro Ricciardi, Trauert, Oh Venus und Cupido, com poema de Catulo, que foi selecionada recentemente na vigésima terceira Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro, onde foi estreada.

Serão apresentadas ainda, outras duas obras de Ricciardi, a Cantada (canção bossa-nova para canto com microfone e orquestra), com poema de Ferreira Gullar e Fantasia sobre A Casa, (canção infantil de Vinícius de Moraes, Sérgio Bardotti & Sérgio Endrigo). A noite segue com a abertura da Ópera La forza del destino, de Giuseppe Verdi e será encerrada com a obra Il Guarany, de Antônio Carlos Gomes.

A orquestra contará com a participação dos  alunos do Departamento de Música da Filô,  Luana Liaw no solo,  Paulo Eduardo de Barros Veiga no violino,  Gabriela Alves e Gabriel Morais no violoncelos e Augusto Barbieri no piano.

A regência será alternada entre os maestros Rubens Russomanno Ricciardi e o ex-aluno do Departamento de Música da Filô, Lincoln Reuel Mendes . O Concerto é dedicado in memoriam ao músico e médico ribeirão-pretano, Antonio Paulo Russomanno Veiga.

A entrada é livre e gratuita, sem impressão de ingressos. O Theatro Pedro II está localizado na Rua Álvares Cabral 370, no Centro de Ribeirão Preto.

– Com informações de Marcela Moreira, assessora de imprensa da USP Filarmônica