Tecnologia em cirurgia de separação de siameses coloca HC de Ribeirão Preto como referência

No passado, “essas crianças não tinham a chance de nascer em bom estado físico e nutricional e não chegavam a centros como o nosso”, afirma professor da USP responsável pelos procedimentos

26/08/2022 - Publicado há 2 anos
Fachada da entrada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP – USP), localizada na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Logo da Rádio USP

Muita tecnologia na preparação da cirurgia e acompanhamento dos bebês desde a gestação são os destaques do mais recente procedimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP para separar as gêmeas Mariah e Alana, de 1 ano e 7 meses, que nasceram unidas pelo crânio.

Esse é o segundo caso de separação de siameses que o HCRP realiza. O primeiro, inédito no Brasil, ocorreu com sucesso, em 2018, com as gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora. Assim como ocorreu com as antecessoras, Mariah e Alana passaram pela primeira cirurgia, realizada com sucesso no dia 6 de agosto, em que tiveram parte das veias do cérebro seccionadas.

O processo é conduzido por uma equipe multidisciplinar de 40 profissionais do HCRP e prevê a realização de pelo menos mais três outras cirurgias para a separação total de Mariah e Alana, o que deve acontecer somente daqui há um ano, mas o trabalho da equipe começou já há um bom tempo, ainda no pré-natal.

Ana Paula Carlotti – Foto: Reprodução/PPG SCA-FMRP USP

“A UTI neonatal cuidou dessas crianças para que elas pudessem chegar na condição boa que estão agora para serem submetidas a esse processo de separação”, afirma a professora Ana Paula Carlotti, coordenadora do Centro de Terapia Pediátrico do HCRP, que acompanha as gêmeas desde o pré-natal.

Ao lado dos cuidados pré e pós-natal, os avanços tecnológicos também estão fazendo a diferença, acreditam os professores da USP em Ribeirão Preto, ao permitir que a equipe estude antecipadamente as etapas cirúrgicas. “São cirurgias que acontecem, por incrível que pareça, antes do procedimento”, conta o professor Hélio Rubens Machado, neurocirurgião do Departamento de Cirurgia e Anatomia.

Hélio Rubens Machado – Foto: Reprodução/Facebook

“Quando chegamos ao centro cirúrgico, já sabemos o que vamos fazer”, continua Machado, já que o trabalho começa com as imagens dos crânios, transformadas em modelos tridimensionais, numa fase pré-cirúrgica em que a equipe estuda e planeja minuciosamente todo o processo.

São imagens de exames de tomografia e ressonância magnética dos crânios das gêmeas processadas por um software específico. Os resultados dos exames “são dissecados minuciosamente e transferidos para uma impressora 3D, que vai produzir aquilo que foi a primeira grande revolução no tratamento desses casos, que são os modelos”, diz o professor.

Esses modelos tridimensionais permitem a visualização e estudo de cada uma das veias que serão seccionadas, auxiliando o meticuloso planejamento de cada etapa da separação. A tecnologia que possibilita a confecção desses modelos, assegura Machado, promoveu mudança gigantesca para viabilizar esse tipo de cirurgia, ao possibilitar o manuseio das peças como se fossem os próprios crânios, podendo observar e escolher “quais são as veias [que serão separadas]”, diz.

Condições favoráveis para a separação

Os cuidados que precederam o início da etapa cirúrgica garantiram “um bom estado nutricional e físico”, informa a professora Ana Paula. As gêmeas nasceram “em um serviço especializado” e foram acompanhadas no HC Criança, com alimentação e crescimento saudáveis, “para enfrentar todo esse desafio do processo de separação”.

A mesma avaliação é feita pelo professor Machado, que credita aos cuidados pré e pós-natal a grande diferença entre o caso de Mariah e Alana e outros gêmeos unidos pelo crânio. No passado, “essas crianças não tinham a chance de nascer em bom estado e não chegavam a centros como o nosso”.

Talita Francisco Ventura Sestari, mãe das meninas, diz que sua família, desde o início, é acompanhada por “uma equipe maravilhosa” que vem passando segurança total. “A gente tem uma segurança muito grande de entregar as nossas filhas na mão de toda a equipe.”

Os cuidados pré e pós-natal fizeram toda diferença entre o caso de Mariah e Alana e outros gêmeos unidos pelo crânio – Foto: Divulgação/HC Ribeirão Preto

Cuidados da cirurgia plástica

Jayme Farina – Foto: Jornal FMRP/USP

Para além da anatomia, os procedimentos de separação são decididos em conjunto com a equipe da cirurgia plástica, que planeja “as incisões que serão feitas no couro cabeludo das meninas desde a primeira cirurgia”, conta o professor Jayme Farina, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do HCRP.

Segundo o  professor Farina, os “retalhos” de pele deverão cobrir as cabeças das duas meninas ao final da separação, sem que haja danos ao tecido. ”Desde o início, tem que ter esse planejamento das incisões para que não ocorra sofrimento maior desses retalhos.” A equipe demarca a localização dos “futuros expansores de pele”, instalados “antes da cirurgia final”, informa Farina. A técnica é utilizada para que as crianças “ganhem mais pele” e o topo da cabeça seja fechado mais facilmente.

Colaboração: Giovanna Grepi e Patrícia Cainelli

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.