Sebastião Rodrigues Maia, conhecido como Tim Maia (1942 – 1998), foi cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro, considerado um dos maiores ícones da música nacional, responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na MPB. A revista Rolling Stone Brasil o classificou como o maior cantor brasileiro de todos os tempos (com informações da Wikipédia). Leia e ouça mais Mosaicos Culturais sobre Tim Maia aqui.
Em 1969, foi lançado um compacto com Jurema no lado A e Primavera (Vai Chuva) no lado B, sendo esta última a que estourou em todo o Brasil. No ano seguinte, o LP Tim Maia 1970, que se tornou uma de suas obras mais conhecidas. O disco foi eleito em 25º melhor disco brasileiro de todos os tempos, pela revista Rolling Stone Brasil, alcançando uma vendagem de mais de 200 mil cópias e rendendo a Tim Maia um disco de ouro. Entre suas doze faixas, destaca-se Jurema, canção composta e interpretada por Tim Maia, cantada em inglês. A faixa é um funk de andamento rápido com o ritmo marcado por metais no estilo Motown e é dedicada a uma mulher (com informações da Wikipédia).
Ao som de Jurema, Jenny Perossi, estudante de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais. Jenny comentou que a canção em inglês se assemelha às obras de cantores norte-americanos do gênero soul e supõe que a música possa ter sido composta durante o período em que Tim Maia viveu nos Estados Unidos, entre 1959 e 1963.
O álbum teve sessões de gravação iniciais em agosto de 1969 – no estúdio Scatena, em São Paulo – sob a produção de Arnaldo Saccomani, quando foi gravada a canção Jurema (com informações da Wikipédia).
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 27 e 30 de setembro de 2024.
Cada música é um universo particular. Nos mais recentes 100 episódios do Mosaicos Culturais, a equipe do programa mergulhou nas playlists de estudantes da USP e descobriu histórias de vida, paixões e sonhos. Através das canções escolhidas, a comunidade universitária compartilhou experiências, memórias e visões de mundo. Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre a comemoração dos 100 episódios dos Mosaicos Culturais.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado
Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem
Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado
.