USP promove o “Simpósio Internacional sobre Práticas Inovadoras em Saúde Mental”

Evento será no dia 20 de junho, a partir das 18h30, com transmissão on-line

 21/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por

O Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Práticas Corporais e o Programa de Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), junto com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), ambas da USP, promovem, no dia 20 de junho, a partir das 18h30, o primeiro Simpósio Internacional sobre Práticas Inovadoras em Saúde Mental, coordenado pelo professor Cristiano Barreira da EEFERP. 

O evento on-line vai inaugurar um intercâmbio de experiências e práticas entre o campus da USP em Ribeirão Preto e profissionais de saúde mental de Trieste, Itália, considerado o epicentro mundial da reforma psiquiátrica, luta antimanicomial e dos serviços de saúde mental territoriais, “a fim de partilhar iniciativas, estratégias e dispositivos sistematizados em ambas as localidades visando dá-los a conhecer, aperfeiçoá-los e investigá-los reciprocamente”, conta Barreira. 

Às 18h30, a psicóloga Thaís Thomé Seni da Silva e Oliveira, pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS) da FFCLRP e colaboradora do grupo de pesquisa Recursos Humanos em Saúde Mental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, ministrará a conferência Da reforma psiquiátrica italiana à Recovery House de Trieste. A conferencista irá falar sobre Trieste e a atualização institucional da atenção à saúde mental triestina, sobretudo da Recovery House de Trieste, um dispositivo inovador que busca sempre agregar novas práticas e estratégias de cuidado em saúde mental. 

O professor explica que “as paradigmáticas ações, que têm no nome de Francisco Basaglia seu representante máximo, já há décadas, inspiraram as necessárias mudanças na atenção à saúde mental brasileira. Todavia, além de o passar do tempo poder obscurecer essa história entre nós, Trieste segue em movimento, não apenas institucionalizando novas mudanças, mas passando também por ameaças de retrocesso paradigmático, com a força do modelo biomédico, instilado pela indústria farmacêutica”. 

Às 19h20, os professores Sérgio Ishara, diretor do Hospital Dia (HD) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) e coordenador do Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM), Carmen Lúcia Cardoso e Clarissa Mendonça Corradi-Webster, ambas da FFCLRP, e Tito José Bonagamba, do Centro de Inovação da USP (InovaUSP), polo de São Carlos, promovem um diálogo sobre a conferência apresentada anteriormente. 

Novo modelo de atenção psicossocial

No campus da USP em Ribeirão Preto, o Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM), coordenado pelo professor Sérgio Ishara, amparado em pesquisas lideradas pela professora Carmen Lúcia Cardoso, sistematizado em um curso de formação procurado por profissionais de todo o País, é um espaço dedicado ao cuidado com a saúde mental e com o amadurecimento pessoal. “Com efeito, o dispositivo nasceu para o desenvolvimento de uma modalidade grupal de atenção à saúde mental que respondesse às novas proposições do modelo de atenção psicossocial”, diz o professor Barreira, visto que seguem uma ética de atenção à saúde mental “não focada na doença, mas na saúde propriamente dita”. 

A partir de 2015, a EEFERP passou a contribuir, no âmbito do HD, oferecendo as Práticas Corporais de Promoção Comunitária de Saúde Mental (PCPCSM), “numa intersecção de áreas de conhecimento, a começar pela Educação Física, seguindo pela Psicologia do Esporte e Clínica, pela psicopatologia fenomenológica e pela fenomenologia, sua perspectiva central de compreensão”, conclui Barreira. 

Será emitido certificado de participação e as inscrições podem ser feitas aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.