.
Faltam poucos dias para quem pretende fazer o vestibular da Fuvest e concorrer a uma vaga na USP com ingresso em 2025. As inscrições terminam ao meio-dia (12 horas) da próxima terça-feira, dia 8 de outubro. Este também é o prazo para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 211. O interessado precisa acessar o site da Fuvest para fazer a inscrição neste link.
“Não há, neste ano, qualquer razão para prorrogação dos prazos. Portanto, o vestibulando precisa ficar atento, escolher sua carreira e seus cursos, se inscrever e pagar a taxa de inscrição até o dia 8 de outubro. Inscrições até o meio-dia e pagamento até o término do expediente bancário”, reforça Gustavo Monaco, diretor executivo da Fuvest.
É possível escolher entre mais de 180 cursos, divididos em três áreas do conhecimento (ciências biológicas, exatas e humanas) e distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa em sete cidades do Estado de São Paulo (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo).
A Fuvest criou guias informativos para facilitar a vida do vestibulando: Guia de Inclusão (com informações sobre ações afirmativas e de condições específicas para a execução da prova do vestibular); Guia de Carreiras (dados sobre os cursos oferecidos pela USP e as carreiras para inscrição); Guia de Jornada (com etapas da inscrição no vestibular até a matrícula no curso); e Guia de Provas (com informações sobre as provas da 1ª e da 2ª fase, além da prova de competências específicas). Também existe um guia dinâmico de carreiras neste link.
Das vagas oferecidas para ingresso pela Fuvest, são 4.888 vagas para ampla concorrência, 2.053 vagas para pessoas egressas de escolas públicas e 1.206 vagas para pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas negras, de cor preta ou parda, e indígenas.
No dia 1 de novembro haverá a divulgação dos locais de prova da primeira fase do vestibular, que será realizada no dia 17 de novembro com 90 questões de múltipla escolha nas disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química (algumas interdisciplinares).
A segunda fase tem duas provas: no dia 15 de dezembro são 10 questões de Língua Portuguesa e uma redação. No dia 16 de dezembro, são 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.
Quem escolher as carreiras de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas ainda deve fazer provas de competências específicas e deve estar atento ao calendário desses cursos.
Outras formas de ingresso
Enem USP: com 1.500 vagas disponíveis, este processo seletivo utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Geralmente acontece no mês de dezembro, é preciso estar atento à divulgação das inscrições pela Fuvest. Para saber do calendário do Enem USP, acompanhe a página neste link.
Provão Paulista: avaliação seriada com 1.500 vagas para estudantes de escolas municipais e estaduais da rede pública de São Paulo. O processo já está em andamento e a prova está marcada para os dias 30 e 31 de outubro (para estudantes da 3ª série do Ensino Médio) e para os dias 11 e 12 de novembro (para alunos das 1ª e 2ª séries). Para ter informações do Provão Paulista, clique aqui.
Olimpíadas do conhecimento: 200 vagas para o ingresso de estudantes de ensino médio participantes de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. Para participar o candidato deverá ter participado ou ter sido premiado há, no máximo, dois anos nas competições do conhecimento aceitas para concorrer ao curso pretendido. As inscrições geralmente são abertas em novembro. Para saber mais clique aqui.
.
Calendário vestibular da Fuvest 2025
- Inscrições: até às 12 horas de 08/10
- Data final para pagamento da taxa de inscrição: 08/10
- 1ª fase Fuvest 2025: 17/11
- 2ª fase Fuvest 2025: 15/12 e 16/12
- Provas de competências específicas: entre 09/12 e 09/01/2025, a depender da carreira
- Divulgação do resultado: 24/01/2025
- Para mais informações, acesse o site da Fuvest
.