Projeto Brisa busca nascidos em Ribeirão Preto de janeiro de 2010 a junho de 2011

Projeto Brisa tem como objetivos estudar fatores relacionados ao nascimento prematuro, avaliar a saúde no período perinatal, além de acompanhar a saúde geral, o desenvolvimento e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis em diferentes fases da vida

25/05/2023 - Publicado há 11 meses
Informações obtidas com o projeto podem ser utilizadas como ferramenta para a criação e revisão de políticas de saúde e melhorar a assistência para toda a população – Foto: Pixabay.

O Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (Nesca) da USP busca crianças que nasceram entre janeiro de 2010 e junho de 2011, em Ribeirão Preto, para a segunda fase do projeto Brisa, quando serão realizados exames e avaliações de saúde geral e bucal de forma totalmente gratuita. As vagas disponíveis são para o mês de junho e as avaliações são feitas no prédio da Clínica Civil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, de terça a sexta-feira, das 7h45 às 8h30 e das 12h45 às 13h30.

O Brisa é um estudo de coorte realizado por pesquisadores do Nesca. O projeto tem como objetivos estudar fatores relacionados ao nascimento prematuro, avaliar a saúde no período perinatal, além de acompanhar a saúde geral, o desenvolvimento e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis nos participantes em diferentes fases da vida.

A partir dessas análises é possível identificar como as condições socioeconômicas e de saúde, desde o período intrauterino ao nascimento, podem influenciar a saúde ao longo da vida. Essas informações podem ser utilizadas como ferramenta para a criação e revisão de políticas de saúde com o intuito de melhorar a assistência para toda a população.

Foto: Divulgação.

Atendimentos

O atendimento inclui a realização de algumas avaliações e exames que não são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios. Os participantes têm direito a realização de avaliações com equipes de nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos, incluindo análises de composição corporal (porcentual de gordura e massa óssea), antropometria (medidas de peso, altura, circunferências), questionários de saúde mental e padrão alimentar, além de investigações sobre a saúde respiratória, força muscular, qualidade do sono, pressão arterial e saúde dos vasos sanguíneos.

Até o momento, a etapa de Fase Escolar avaliou 2.914 participantes, de 11 e 12 anos, sendo 52,3% do sexo masculino e 47,7% do sexo feminino. A avaliação preliminar do estado nutricional, a partir dos dados de Índice de Massa Corporal (IMC)-para-idade, indica que aproximadamente 43% das crianças avaliadas apresentam excesso de peso.

Foto: Divulgação.

Em estudos de coorte realizados anteriormente pelo mesmo grupo de pesquisa, que também acompanharam nascidos em Ribeirão Preto, a incidência do excesso de peso em faixa etária semelhante era de 14,8% para nascidos em 1978 e 27,7% para nascidos em 1994. Esses dados ajudam a compreender a evolução da prevalência do excesso de peso ao longo do tempo e a necessidade do desenvolvimento de ações de prevenção da obesidade no início da infância e adolescência.

Brisa – Fase Escolar
Inscrições: Responsáveis devem entrar em contato com a equipe de agendamento pelo Whatsapp (16) 99240-8044 ou pelo fixo (16) 3315-9205;
Local das avaliações: Prédio da Clínica Civil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP – Rua Tenente Catão Roxo, 2701 (próximo ao HC Campus);
Data das avaliações: Terça a sexta-feira, das 7h45 às 8h30 e das 12h45 às 13h30.
Mais informações: Facebook (Brisa Ribeirão Preto) e Instagram (@brisausp).