Professores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto estão entre os mais influentes do mundo

O levantamento foi feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos

24/11/2022 - Publicado há 1 ano

Os professores Léa Assed Bezerra da Silva, Arthur Belém Novaes Junior, Manoel Damião de Sousa Neto e Jesus Djalma Pécora, todos da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, estão entre os mais influentes do mundo. É o que aponta levantamento feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, divulgado pela Editora Elsevier, especializada em conteúdo científico.  O professor Arthur Belém Novaes Junior também foi incluído na lista de pesquisadores com mais citações ao longo da carreira.

Trajetórias

Arthur Belém Novaes Junior é graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), com doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular de Periodontia da Forp. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Periodontia e presidente da Comissão de Pós-Graduação da Forp, presidente da Academia Brasileira de Osseointegração, membro da diretoria da Academia Internacional de Periodontia. Foi editor, coeditor e parecerista de vários periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de implantes osseointegrados, cirurgia periodontal, estudo histomorfométrico e regeneração tecidual guiada.

Léa Assed Bezerra da Silva é graduada em Odontologia na Forp, com doutorado em Odontopediatria pela Unesp. Atualmente é professora titular da disciplina de Odontopediatria da Forp e líder do Grupo de Pesquisa Etiologia e Tratamento das Patologias Pulpares e Periapicais, além de participar de outros quatro grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Membro do corpo editorial de diversos periódicos de circulação internacional, assessora ad hoc da Fapesp, CNPq e Capes. Já publicou mais de 300 artigos científicos ao longo da carreira universitária, além de ser autora de três livros e diversos capítulos de livros. Orientou e orienta diversos alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na área administrativa foi diretora da Forp, onde atualmente é chefe do Departamento de Clínica Infantil, vice-cordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria (Capes 6) e Prefeita do Campus da USP de Ribeirão Preto.

Manoel Damião de Sousa Neto possui graduação, mestrado e doutorado e livre-docência pela Forp. Atualmente é professor titular do Departamento de Odontologia Restauradora da Forp e editor do Brazilian Dental Journal e revisor de diversos periódicos científicos. Na área de Endodontia atua principalmente nos seguintes temas: propriedade físico-química do cimento obturador, propriedades físico-químicas dos cimentos obturadores e instrumentos rotatórios. Atualmente é Coordenador Adjunto da Área de Odontologia junto à Capes.

Jesus Djalma Pécora tem graduação, mestrado e doutorado pela USP. Professor titular de Endodontia, atua principalmente nos seguintes temas: endodontia, laser, laser eryag, odontologia e soluções irrigantes dos canais radiculares. Já orientou 27 dissertações e 17 teses, publicou 391 trabalhos científicos e foi editor do Brazilian Dental Journal.