Podcast conversa sobre ciência com alunos da educação básica

Episódio inaugural conversa com pesquisadora do Hemocentro de Ribeirão Preto, iniciada no mundo científico pela Casa da Ciência, sobre a técnica de eletroforese

 13/04/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Foto: Divulgação/Casa da Ciência

.
Alunos e professores da rede básica de ensino têm agora mais um canal de comunicação com o mundo da ciência. Desde segunda, dia 10 de abril, está no ar o podcast
Papo de Ciência, produção da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto que pretende trazer a cada edição um novo tema de interesse da educação básica.

Em bate-papos de 40 a 50 minutos, o Papo de Ciência conversa com um especialista e traduz em linguagem acessível conteúdos científicos que podem ser consumidos em sala de aula. O tema inaugural é O que é eletroforese?, ministrado por Mara Elisama da Silva Januário, ex-aluna da Casa da Ciência e atualmente pesquisadora do Centro de Terapia Celular e do Hemocentro.

A pesquisadora conta um pouco sobre sua trajetória profissional antes de falar sobre a eletroforese, técnica laboratorial utilizada na separação de moléculas, por tamanho e carga elétrica, para diagnósticos de doenças. Mara é bióloga, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e hoje se dedica aos estudos das células NK-CAR, componentes do sistema de defesa do organismo trabalhadas em terapia celular, permitindo inúmeras possibilidades no tratamento do câncer.

Clique no player abaixo para conferir o primeiro episódio do Papo de Ciência:

.

Para não perder as futuras edições do Papo de Ciência, basta assinar o canal da Casa da Ciência no YouTube.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.