Edição on-line do Ciência com Pipoca discute tecnologia e educação

Evento com transmissão pela internet no dia 21 de outubro, às 14 horas, usará linguagem cinematográfica para abordar conceitos científicos

 20/10/2020 - Publicado há 1 ano
Por
Filme O menino e o mundo, de Alê Abreu, será tema de debate durante o evento – Foto: Reprodução/Lanterna de Pedra Filmes

.

Ciência e cinema sempre formaram uma boa dupla. Mas e se você pudesse adicionar tecnologia e educação a essa mistura?

Em tempos de pandemia, o Ciência com Pipoca se reinventou e aderiu à versão on-line. Neste ano, além dessa novidade, o evento ainda vai trazer um debate amplo sobre as várias nuances do uso da tecnologia no contexto educacional. Serão cinco atividades no dia 21 de outubro, a partir das 14 horas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será feita pelo canal do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) no YouTube. Podem participar educadores, alunos e pessoas interessadas no tema. Os participantes receberão certificados desde que preencham uma avaliação que será enviada durante o evento.

Participarão como palestrantes a professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Fabiana Versuti, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Diego Demerval, o professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP Hugo Tourinho Filho, a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB) Andrea Versuti e a professora da Universidade Federal de São João Del Rey Glenda Esther Ferreira da Silva.
.

.
Entre os temas que serão abordados, estão educação e tecnologia na pandemia da covid-19, ética no uso da inteligência artificial, gamificação no ensino superior e potencialidades da linguagem cinematográfica para além do recurso educacional. Também haverá  discussão de um caso de ensino envolvendo o filme O menino e o mundo, de Alê Abreu.

Mais informações: crid@fmrp.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.