Campus tem seis pesquisadoras na plataforma das protagonistas da ciência brasileira

Com dados extraídos da plataforma Lattes, o levantamento revela a presença feminina no ambiente acadêmico 

 06/03/2020 - Publicado há 4 anos
Por

A Open Box da Ciência, projeto apoiado pelo Instituto Serrapilheira, identificou 250 mulheres que protagonizam a ciência brasileira, e com isso revelou novos dados sobre a presença feminina no ambiente acadêmico. 

Professoras da USP em Ribeirão Preto são protagonistas da ciência brasileira. No sentido horário: Carla Ventura, Claudia Passador, Elaine Del Bel, Silvana Quintana, Rita Tostes e Lucia Faccioli – Imagens: fotos de divulgação – montagem Vladimir Tasca – SCS-RP

Seis dessas protagonistas são da USP em Ribeirão Preto: Carla Aparecida Arena Ventura, da Escola de Enfermagem (EERP); Cláudia Souza Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP); Elaine Aparecida Del Bel Guimarães, da Faculdade de Odontologia (FORP); Lucia Helena Faccioli, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP); Rita de Cássia Aleixo Tostes e Silvana Maria Quintana, da Faculdade de Medicina (FMRP). 

O projeto foi lançado em fevereiro, em São Paulo, e segundo os organizadores “extraiu dados da plataforma Lattes e criou um algoritmo capaz de pontuar pesquisadores e pesquisadoras a partir de alguns critérios. São eles a quantidade de artigos publicados em revistas de impacto (qualis A1, A2 e B1); a ordem de autoria dos artigos; a quantidade de prêmios recebidos e quantas vezes participou ou organizou eventos, congressos, exposições e feiras científicas — além de ter, no mínimo, doutorado”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.