Oficina aborda reescrita de decisões judiciais sob visão feminista

Evento promovido pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e pelo Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto terá palestrantes nacionais e internacionais

 01/09/2021 - Publicado há 2 meses
Por

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promovem nos dias 9 e 10 de setembro, das 10h às 12h, a oficina on-line Reescrita de Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas.

O evento será transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Quem participar receberá certificado mediante preenchimento de formulário disponibilizado no chat durante a transmissão.

A oficina integra o projeto Decisões Judiciais Feministas, que acompanha experiências de outros países na coordenação de esforços colaborativos entre acadêmicas feministas e profissionais do campo jurídico para o exercício de reescrita de decisões judiciais a partir de uma perspectiva feminista. O objetivo é avaliar como o raciocínio jurídico feminista pode transformar decisões judiciais ou torná-las mais sensíveis aos interesses, necessidades e perspectivas de mulheres e de outros grupos marginalizados.

Serão duas mesas-redondas ao longo dos dois dias. Da primeira, Histórico e Experiências dos Projetos de Julgamentos Feministas, participam como palestrantes as professoras da Kent Law School Rosemary Hunter e Erika Racley e a subdiretora de Pesquisa de Pós-Graduação Julie McCandless, todas ligadas à Universidade de Kent, no Reino Unido. Da segunda, Construindo o Projeto de Julgamentos Feministas no Brasil, participam pesquisadoras e acadêmicas de instituições como Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), entre outras.

Mais informações neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.