Mostra de aquarelas aborda reparação a pretos e pardos brasileiros

A partir do dia 22, obras da artista Silvia Maria do Espírito Santo ficarão expostas no campus da USP de Ribeirão Preto até 6 de dezembro

17/11/2023 - Publicado há 6 meses
Algumas das obras da artista plástica Silvia Maria do Espírito Santo que estarão em exposição no Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IEA) de Ribeirão Preto da USP – Foto: Cedida por Silvia Maria do Espírito Santo/Montagem: Vladimir Tasca

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IEA-RP) Polo Ribeirão Preto da USP recebe entre os dias 22 de novembro e 6 de dezembro a exposição Reparação?, da artista Silvia Maria do Espírito Santo. A abertura, no dia 22, começa às 17 horas.

Silvia Maria do Espírito Santo – Foto: Lattes

A mostra reúne 50 aquarelas produzidas durante a pandemia de covid-19 e em 2023, que apresentam imagens referenciais da sociedade de classes, do mundo do trabalho escravo e das influências de pensadores brasileiros e artistas na formação do pensamento crítico. Segundo a artista, o título Reparação? permite e assegura, vivamente, a manutenção das questões em torno das políticas governamentais sobre o que é possível ser reparado em relação aos pretos e pardos brasileiros.

“As aquarelas são decorrentes da compreensão da imagem fotográfica documental e artística, siamesas na intencionalidade de quem a produz e as observa. Constituem-se na brasilidade da consagração das expressões gestuais da leveza da imagem recriada, criada e que se associaram na opção pela aquarela como expressão artística”, explica.

Obra da artista Silvia Maria do Espírito Santo – Foto: Cedida por Silvia Maria do Espírito Santo

Silvia Maria do Espírito Santo é artista e docente do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Em sua atuação, procura estabelecer um diálogo entre a pesquisa e a docência e dar sentidos mediadores das reflexões sobre a escravidão, sociedade brasileira e linguagens visuais. Aquarelista e socióloga, em suas obras dedica-se às temáticas da escravidão, paisagens marítimas, fauna e flora brasileira, abstratos e figurativos.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O Espaço Cultural fica localizado no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina.

Mais informações: iearp@usp.br