Morre o psicólogo, professor e escritor Isaias Pessotti

Professor se dedicou ao estudo da evolução da loucura e escreveu três livros sobre o tema, além de vários outros de ficção, um deles lhe rendeu o prêmio Jabuti em 1994, em duas categorias: Melhor romance e Livro do Ano

 Publicado: 27/03/2024
Por
Isaias Pessotti – Foto: Documentação Científica FMRP
Professor titular do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (1982), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1983) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1984), o psicólogo, professor e escritor Isaias Pessotti morreu na tarde desta terça-feira (26/3), aos 90 anos.

Fez sua formação acadêmica na USP, graduação em Psicologia, mestrado e doutorado e dedicou-se à história da psicologia, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: loucura, psicopatologia, aprendizagem e história da psicopatologia.

Com vasta produção científica, dedicou-se ao estudo da evolução do conceito de loucura e publicou três livros, resultados de suas pesquisas: A loucura e as épocas (1994), O século dos manicômios (1996) e Os nomes da loucura (1999). Em 1993 partiu para a ficção, com Aqueles cães malditos de Arquelau, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de 1994 em duas categorias: Melhor Romance e Livro do Ano.

O velório aconteceu em Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, no período da manhã, e às 14h seguiu para o crematório.

Mais informações: (16) 3315-2548.

Com informações do Curriculum Lates e da Editora 34.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.