Livro e exposição de fotos resgatam as histórias de esporte e amizade da Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima

Obra e atividade cultural são uma homenagem aos 68 anos da Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima, formada por alunos do curso de Medicina de Ribeirão Preto; lançamento e abertura serão no dia 27 de maio

18/05/2022 - Publicado há 2 anos

No dia 27 de maio, às 19 horas, será lançado o livro Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima: 68 anos de história, que é organizado pelo professor Wilson Salgado Júnior e pelo graduando Otávio Monteferrante, ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O evento será no Anfiteatro do Bloco Didático da FMRP no campus da USP em Ribeirão Preto e integra as ações de comemoração pelos 70 anos da FMRP.

A obra resgata os 68 anos de história da AAARL, que é formada por alunos do curso de Medicina de Ribeirão Preto. “Sabemos da importância do esporte na vida acadêmica. E não estamos falando apenas na saúde física. Esporte gera emoções, traz socialização e inclusive colabora para a formação de melhores profissionais. E que forma melhor de contar esta história, se não por meio de relatos de pessoas que a viveram?”, explica o docente Salgado Júnior.

De acordo com Monteferrante, a organização do livro também envolveu a leitura de documentos e atas de reuniões. “A maior conquista da Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima e o maior feito desta gloriosa instituição é gravar no coração daqueles que por ela passaram um enorme sentimento de carinho e de eterno agradecimento pelos momentos e pelas pessoas que ela colocou em nossas vidas”, explica.

A programação do evento conta com homenagens, abertura do professor Rui Alberto Ferriani, diretor da unidade, apresentação sobre o livro com Salgado Júnior e história do início da Atlética com o professor Ricardo Brandt de Oliveira. Além disso, o organizador da obra e estudante Otávio Monteferrante aborda a importância do livro para as próximas gerações e o aluno Gabriel Strabelli Zampieri fala sobre a gestão atual da AAARL. Ao final serão realizadas algumas homenagens.

A obra possui 174 páginas, tem o valor de R$ 50,00 e poderá ser adquirida no dia do lançamento. Do dinheiro arrecadado com as vendas, 60% serão destinados para obras sociais organizadas pela AAARL e o restante será utilizado pela Atlética para custear ações esportivas.

Além disso, a comemoração de 68 anos da Atlética conta com uma exposição com documentos, fotografias, troféus, flâmulas e uniformes dos eventos, treinos e campeonatos. A abertura será no dia 27 de maio, às 14 horas, no Prédio Central da FMRP, e estará disponível para visitação por uma semana.

Mais informações: wsalgado@fmrp.usp.br