Faculdade de Odontologia da USP em Ribeirão Preto está entre as três melhores do País

A avaliação é do Guia da Faculdade, uma parceria entre a Quero Educação e o jornal “O Estado de S. Paulo”, que analisou 342 cursos do Brasil

12/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/02/2020 as 14:50

Entre 342 cursos de Odontologia do País, três faculdades obtiveram nota máxima, 5, no Guia da Faculdade; uma delas é a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP. As outras duas, que atingiram nota 5, são as Faculdades de Odontologia da USP em São Paulo e a Unesp de Araraquara.

Foto: Hermano Teixeira Machado/Forp/USP Imagens

Para o professor e também diretor da Forp, Paulo Nelson Filho, a conquista da nota 5 reflete o trabalho realizado por toda a equipe. “Vários fatores contribuíram para que a Forp tenha sido uma das únicas três faculdades de Odontologia do País a obter a nota máxima no Guia da Faculdade. Dentre esses fatores, podemos citar a elevada qualificação docente, uma vez que 100% do corpo docente possui titulação mínima de doutor, e a notável competência dos profissionais técnicos e administrativos que fornecem apoio às atividades desenvolvidas pela unidade.”

Paulo Nelson Filho, diretor da Forp – Foto: Hermano Teixeira Machado – Forp-USP

O diretor também chama a atenção para a importância das pesquisas realizadas e da participação ativa dos alunos. “Outro elemento relevante para os bons resultados é o fato de a USP possuir uma forte atuação na área de pesquisa, que fornece importantes subsídios para a excelência do ensino de graduação e de pós-graduação, uma vez que o corpo docente não apenas repassa o conhecimento, mas participa ativamente da sua geração.” O professor também destaca a participação dos alunos de graduação nos programas de iniciação científica, de monitoria, de tutoria e de intercâmbio internacional, bem como nas atividades obrigatórias de estágio extramuro e nas atividades de extensão universitária.

O Guia da Faculdade é uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, e considerada a mais abrangente e atualizada avaliação do ensino superior brasileiro.

Para participar do processo foram convidadas todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastrados no Ministério da Educação. Sua primeira edição, 2019,  avaliou mais de 11 mil cursos do Brasil utilizando a metodologia conhecida como “avaliação por pares”, que consiste na coleta a opinião de professores a respeito da qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura do curso analisado; 90% das instituições de ensino aderiram à avaliação; alguns dos critérios exigidos para participar do guia são: oferecer curso na modalidade presencial, ter titulação de bacharelado ou licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada.

As notas variam de 1 a 5, sendo: 1-ruim, 2-regular, 3-bom, 4-muito bom e 5-excelente. A nota final é definida com base na média simples dos três quesitos avaliados.

Sobre a Forp

Atualmente, há em média 402 alunos de graduação, 278 de pós-graduação, 199 em outros cursos, como especialização, 76 professores e 136 funcionários. Oferece, anualmente, 80 vagas para o curso de graduação em Odontologia. Possui cursos de pós-graduação, níveis de mestrado e doutorado, nos programas de Odontopediatria, Periodontia, Reabilitação Oral, Odontologia Restauradora e Biologia Oral, todos reconhecidos pela Capes.

Além das atividades de ensino e pesquisa, a Forp presta diversos serviços à comunidade, realizando vários tipos de procedimentos odontológicos, dos mais simples aos mais complexos.