Exposição ”Tinta & Fogo” é destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (12/4)

Mostra no Instituto A Fábrica faz passeio em realidade virtual pelo Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí

12/04/2023 - Publicado há 1 ano
Instituto A Fábrica em Ribeirão Preto promove a exposição virtual Tinta & Fogo, do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí Foto: Andrea Piacquadio via Pexels.
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (12/4) traz como destaque o último dia da exposição Tinta & Fogo, no Instituto A Fábrica. O projeto dá ao público a oportunidade de fazer um passeio em realidade virtual aumentada pelos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. A mostra fica aberta até as 18 horas, é gratuita e tem classificação indicativa de 8 anos. Acesse o Instagram @AFabrica.Instituto para reservar um horário. A Fábrica fica na Rua Mariana Junqueira, 33, no Centro.

A programação desta semana começa nesta quarta-feira na Biblioteca Sinhá Junqueira com duas atividades. A primeira é o Teatração Literária, curso de teatro do Grupo Gorki que une a atuação nos palcos à literatura. Grátis e livre para todos os públicos, começa às 19 horas. Simultaneamente, também às 19 horas, a biblioteca recebe o grupo de conversa Local de Fala, que busca cultivar a masculinidade saudável por meio da escuta e do diálogo. Esse bate-papo também é livre e gratuito. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

O Teatro Municipal recebe o terceiro dia da 16ª Mostra de Teatro TPC. A peça do dia é A Colina Escarlate, que conta a história de uma mulher que se casa e muda para a Colina Escarlate, onde descobre terríveis segredos ligados à sua família. O espetáculo começa às 20 horas e os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Municipal ou na Escola de Teatro TPC, localizada na Rua Comandante Marcondes Salgado, 731. Os preços são: R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada, e a classificação indicativa é de 14 anos. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

O filme brasileiro O Rio do Desejo, de Sérgio Machado, está em cartaz na Casa Belas Artes de Cinema. O drama, lançado neste ano, conta a história do casal Anaíra e Dalberto, que vive com os irmãos do homem, Dalmo e Armando. Eles também desenvolvem sentimentos por Anaíra, o que reúne três homens apaixonados pela mesma mulher sob o mesmo teto. A classificação indicativa é de 16 anos e o filme tem sessão às 19 horas. O cinema está com uma promoção de ingressos com preço único, de R$ 20,00. As entradas são compradas na hora e o local aceita apenas pagamento em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

A Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto promove, até o dia 12 de maio, a exposição de imagens produzidas pelos alunos da Oficina de Fotografia Estúdio da USP, realizada no segundo semestre de 2022. A mostra tem mais de 50 imagens e a visitação é livre e gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16 horas. A Seção de Atividades Culturais fica na Rua Pedreira de Freitas, casa 04.

O Vila Dionísio recebe show da banda Godzilla, que traz no repertório clássicos de Metallica, Nirvana, Kiss e muito mais, a partir das 22 horas. O bar abre às 20 horas e os ingressos custam R$ 15,00 o individual e R$ 80,00 o voucher, que inclui a consumação no valor. O Vila Dionísio fica na Rua Eliseu Guilherme, 567. Quem prefere aproveitar a noite com samba pode assistir à roda de samba, ao vivo, do bar Seo Tibério. No repertório, grandes clássicos do samba raiz a partir das 18 horas. A entrada custa R$ 20,00 e o Seo Tibério fica dentro da arena do estádio do Botafogo, o Santa Cruz, na Ribeirânia.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.