Exposição “Reparação?” é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (23/11)

A mostra está exposta no Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto da USP e vai até o dia 6 de dezembro

 23/11/2023 - Publicado há 6 meses
Por
Obra de grafite e aquarela baseada em foto do Marc Ferrez, por Silvia Maria do Espírito Santo – Foto: concedida por Silvia Maria do Espírito Santo
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quinta-feira (23/11) traz como destaque a exposição Reparação? da artista Silvia Maria do Espírito Santo, na sede do IEA. A mostra reúne 50 aquarelas produzidas durante a pandemia de covid-19 e em 2023, que representam a sociedade de classes, o mundo do trabalho escravo, as influências de pensadores brasileiros e artistas na formação do pensamento crítico. A mostra está exposta no Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, e continua até o dia 6 de dezembro. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O IEA fica no prédio espelhado do Balão Central da USP, antigo prédio do Santander, no campus de Ribeirão Preto. O Express Cultura entrevistou a artista Silvia Maria do Espírito Santo para mais detalhes sobre o processo de criação das obras e a exposição no IEA-RP.

O Express Cultura também traz outras dicas de exposições para visitar em Ribeirão Preto. Como a mostra Cores do Interior, da artista Renata Egreja, no Museu da Arte de Ribeirão Preto, o Marp. Renata tem uma carreira de 24 anos e, na sua nova exposição, exibe uma variedade de criações bem coloridas e vibrantes, que vão desde pinturas até instalações. A mostra, com curadoria de Paula Borghi, pode ser visitada até o dia 16 de dezembro e depois volta em 2024, dia 3 de janeiro, para mais dez dias. A exposição conta com o respaldo do Marp, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, e o patrocínio da Usina Atena – Açúcar e Etanol. O Marp fica na Rua Amazonas, 323, com horário de funcionamento de terça à sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita.

Também no Marp está em exposição a mostra Mais Valor que Mais Valia, da Maré de Matos, artista transdisciplinar e poeta da imagem. Doutoranda no Núcleo de Estudos das Intolerâncias, Diversidades e Conflitos (Diversitas) da USP, a artista explora conceitos como fronteira, justiça, verdade e dignidade, tensionando subjetividade e objetividade. A exposição vai até o dia 16 de dezembro e, depois, volta em 2024, dia 3 de janeiro, para mais dez dias. Com horários de visitação de terça à sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30, exceto nos feriados. A entrada é gratuita e informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (16) 3635-2421.

Ainda no Marp, há a exposição Incendiar a Plantação, Fertilizar Imaginários. A mostra, que fica em exibição até o dia 16 de dezembro e de 3 de janeiro a 13 do mesmo mês, reúne a composição de Abigail Campos Leal, Clarissa Diniz, Gustavo Torrezan, Leandro Lima e Luiz Falcão. O projeto tem como objetivo problematizar a cultura da plantation, o sistema de produção agrícola implantado por europeus em colônias como o Brasil, que prioriza a monocultura, grandes propriedades, exploração da mão de obra e a produção de commodities, e sua correlação com o Estado Moderno e Contemporâneo. A exposição está no Marp, na Rua Barão do Amazonas, 323, com horários de visitação de terça à sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30, exceto nos feriados. A entrada é gratuita.

Também tem a exposição Vasos Comunicantes, que está à mostra no Instituto Figueiredo Ferraz. Com curadoria de Carlos Alexandre, a exposição é um conjunto de 64 peças de alumínio fundido com dimensões variáveis, realização de 11 artistas. As obras contam com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e com baixa visão e tiveram apoio da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, a Adevirp e do Curso de Arquitetura do Centro Universitário Moura Lacerda para o desenvolvimento de material de acessibilidade. A exposição fica em exibição no Instituto Figueiredo Ferraz, na Rua Maestro Ignácio Stábile, 200, no Alto da Boa Vista, de terças-feiras aos sábados, com horário de funcionamento das 14h às 18h, até dia 16 de dezembro. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Ainda no Instituto Figueiredo Ferraz, tem a exposição Metamorfoses, com curadoria de Lorenzo Mammi. Metamorfose é um processo de transformação ou mudança significativa na forma, estrutura ou natureza de algo. Este conceito é explorado em diversas disciplinas e, na arte, pode representar simbolicamente a evolução, transitoriedade e a passagem do tempo. A mostra fica em exibição até dia 16 de dezembro, e tem horário de visitação de terças-feiras aos sábados, das 14h às 18h.

A sétima dica do Express Cultura desta quinta-feira é o filme Pai Patrão, dos diretores Vittorio Taviani e Paolo Taviani, que será exibido na programação do Cine Memória Italiana. Baseado na história real de Gavino Ledda, o filme narra sua luta, desde menino, para se libertar da ignorância e violência imposta por seu pai. Com o tempo, Gavino percebe que a única maneira de sair daquela situação é adquirindo cultura. O longa é de 1977, com classificação indicativa de 14 anos. O filme começa às 19h, na sala multiuso da Casa da Memória Italiana, que fica na Rua Tibiriçá, 776. A sessão é gratuita.

No Sesi, ocorre o show do Mumuzinho. Dono de um bom humor, imitações hilárias e carisma, Mumuzinho, nome artístico de Márcio da Costa Batista, hoje, aos 39 anos, é uma das referências no mundo do samba como cantor, compositor, ator e apresentador. A apresentação será às 20h, na entrada “Shows”, que fica na Rua Niterói, sem número. Os ingressos são gratuitos, com reserva em www.sesisp.org.br, através do meu sesi.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.