“Sextas Sonoras” no Cine Cauim é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (14/3)

Estreia do novo projeto do Cine Cauim, “Sextas Sonoras”, é nesta sexta-feira (15), às 20h30, com a banda Mississippi

14/03/2024 - Publicado há 2 meses
Banda Mississippi Devils – Foto: Babi Jacques
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quinta-feira (14/3) traz como destaque as Sextas Sonoras, novo projeto do Cine Cauim. O evento marca uma nova fase do espaço cultural, que além de continuar promovendo o cinema, agora se expande para oferecer uma programação regular de shows todas as sextas-feiras. A proposta é dar espaço para artistas locais e de outras regiões, que desenvolvam trabalhos autorais. A estreia, nesta sexta-feira (15), é com a banda Mississippi, que transita entre blues, folk, bluegrass e jazz, com um repertório que inclui clássicos das décadas de 20, 30 e 40. As Sextas Sonoras serão no novo espaço do Cine Cauim, o Memorial do Aquífero Guarani (MAG), que fica na Rua Olavo Bilac, 135, na Vila Seixas. O espaço abre às 19h e o show tem início previsto para às 20h30. Os ingressos estão à venda por R$ 20, na portaria do Cauim e a classificação é livre. O Express Cultura conversou com o coordenador das Sextas Sonoras, Fabiano Rangel e com Samir Issa, também conhecido como Old Smoking Brown, membro da banda Mississipi Devils.

No Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, às 19h, tem apresentação do 21° Recital de Cordas, parte da Série de Recitais do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Entre as peças selecionadas, destacam-se obras de Paulinho Nogueira, Heitor Villa-Lobos, Sebastian Bach e Niccolò Paganini, apresentadas por Thiago Nogueira Carneiro Gentil, Miguel Marcondes Marra e Enrico Fioreli Barbieri. O evento é gratuito, não tem reserva de ingressos e a Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547.

A exposição Estúdio, está à mostra na Seção de Atividades Culturais de Ribeirão Preto da USP e apresenta imagens produzidas pelos alunos da oficina de fotografia Estúdio durante o 2° semestre de 2023. A Seção de Atividades Culturais fica na Rua Pedreira Freitas, casa 4, dentro do campus da USP, Ribeirão Preto, com horário de visitação de segunda a sexta, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

Falando em exposição, o Espaço Cultura e Extensão Universitária (Eceu) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, recebe o trabalho Paisagens Insólitas, da artista plástica e professora Geciane Porto. São 20 trabalhos que se inspiram no cosmo e nas nebulosas, consideradas o início e o fim da vida dos corpos celestes. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O Eceu fica na Avenida Nove de Julho, 980, no centro da cidade.

Outra exposição fica no Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP): Escreverei em direção ao ar, da artista e professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Lucília Abrahão, fica aberta até o dia 27 de março. As obras produzidas utilizam técnicas mistas como giz, aquarela, esferográfica e acrílica. Nelas, a artista cria um diálogo com Um sopro de vida – pulsações, livro póstumo de Clarice Lispector. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O Espaço Cultural do IEA-RP fica localizado no campus da USP, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20.

No Sesc, tem a atividade Crie Seu Game, a partir do conceito de escrevivência, expressão criada pela linguista e escritora afro-brasileira Conceição Evaristo. Na oficina, o público é convidado a transformar experiências de suas comunidades em narrativas interativas para videogames. A atividade é gratuita, com 20 vagas disponíveis, e está com inscrições abertas que devem ser realizadas pelo aplicativo do Sesc. A oficina será no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, quinta (14) e sexta-feira (15), às 18h30. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, comemora 54 anos de contribuição à cultura nacional ao proporcionar acesso às pinturas murais e à história do pintor Candido Portinari, com um evento de apresentações musicais do violonista Diego Albuquerque e da pianista Maria Thereza Albuquerque. A entrada é gratuita, às 19h, no Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, nº 298, no centro de Brodowski, e para mais informações o museu disponibiliza o telefone 16 3664-4284.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.