Evento on-line discute ética da inteligência artificial

Realização é do Grupo de Estudos TechLaw do IEA-RP e da iniciativa Understanding Artificial Intelligence, do IEA

Publicado: 26/04/2024
Inteligência artificial – Foto: Frepik

O Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (TechLaw) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e a iniciativa Understanding Artificial Intelligence do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promovem no dia 6 de maio, a partir das 14h, a conferência on-line Ética da inteligência artificial: diretrizes e recomendações para a governança.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do instituto no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem um formulário disponibilizado no chat das ferramentas durante o evento.

Os palestrantes serão o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador da Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (Raies), Nythamar de Oliveira; o coordenador do Centro de Estudos Europeus e Alemães, Jair Tauchen; a pesquisadora da Raies e mestranda da PUCRS, Aline Santos Barbosa; e a professora da PUCRS e da Universidade Federal de Santa Catarina, Camila Palhares Barbosa.

Eles vão abordar diretrizes e recomendações ético-morais para a governança da inteligência artificial, incluindo desafios normativos para a regulamentação e a implementação de políticas públicas que assegurem sistemas éticos e seguros, promovendo a inclusão socioeconômica, de gênero e de raça/etnia (igualitarismo interseccional) por meio da inclusão digital.

Sobre os palestrantes

Nythamar de Oliveira é Ph.D. em Filosofia pela State University of New York, mestre em Filosofia pela Villanova University e realizou pesquisa pós-doutoral na New School for Social Research, de Nova York, na London School of Economics, na University of Miami, na Université Paris 8 e na Universität Kassel, da Alemanha. Atualmente é professor titular na PUCRS e coordena o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurofilosofia do Instituto do Cérebro e a Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (Raies).

Jair Tauchen possui graduação em Ciências Religiosas, bacharelado em Teologia e em Direito, e mestrado em Filosofia, todos pela PUCRS. Realizou também doutorado sanduíche na Universität Hamburg, Alemanha. Atualmente, é coordenador do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA).

Aline Santos Barbosa é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, eticista e pesquisadora da Raies. É CEO de duas empresas na área de gestão da informação na área da cultura e de uso da realidade aumentada para inclusão de pessoas e acessibilidade de conhecimentos.

Camila Palhares Barbosa é pós-doutoranda e doutora em Filosofia pela PUCRS e bacharel em Relações Internacionais pela Unilasalle. Atualmente, é professora substituta na UFSC, professora colaboradora na PUCRS e pesquisadora da Raies. Suas áreas de pesquisa incluem ética e filosofia política, filosofia moderna e contemporânea, estudos feministas, de gênero e sexualidade.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

O Grupo de Estudo Direito e Tecnologia (TechLaw) do IEA-RP tem como objetivo principal o estudo interdisciplinar de temas que envolvem áreas de Direito e da Ciência da Computação, bem como analisar as características e os desafios da sociedade informacional. Para saber mais, acesse a página do grupo.

*Assessoria de Comunicação do IEA-RP