Curso de Música da USP em Ribeirão Preto completa 20 anos

Em comemoração, professores do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) apresentam recital, no dia 16 de março, às 18h30

14/03/2023 - Publicado há 1 ano
Curso de Música comemora 20 anos no campus da USP em Ribeirão Preto – Foto: Arquivo do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP

Em comemoração aos 20 anos do curso de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e em homenagem aos professores Moacyr Antonio Mestriner e Wilson Roberto Navega Lodi, os docentes do Departamento de Música vão apresentar um recital no dia 16 de março, às 18h30, na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP em Ribeirão Preto.

Em 1969, alguns docentes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, apreciadores da arte e da ciência da música, fundaram o Grupo Pró-Música de Ribeirão Preto, que promovia séries de música de câmara na cidade. A iniciativa levou a ideia, no início da década de 1990, de criar um curso superior de música na cidade. O curso foi criado com o empenho pessoal e institucional de vários professores da USP, com especial destaque a Moacyr Antônio Mestriner, prefeito do campus na época, e Wilson Roberto Navega Lodi, ambos da FMRP.

A primeira turma de Música foi selecionada pelo vestibular de 2002 e a aula inaugural do curso ocorreu em 5 de março de 2002 na Sala de Concertos da Tulha, com a aula magna do professor Waldenyr Caldas, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O evento contou com a presença do prefeito municipal, autoridades universitárias e regionais e um concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Em 2010, o curso ganhou estrutura na FFCLRP, com a criação do Departamento de Música no dia 14 de dezembro daquele ano. Atualmente, o departamento é composto com os professores André Luís Giovanini Micheletti, Cássia Carrascoza Bomfim, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpício, Fátima Graça Monteiro Corvisier, Fernando Crespo Corvisier, Gustavo Silveira Costa, Marcos Câmara de Castro, Marcos Vinícius Miranda dos Santos, Maria Yuka de Almeida Prado, Silvia Maria Pires Cabrera Berg, Rodolfo Nogueira Coelho de Souza, Rubens Russomanno Ricciardi e Simone Gorete Machado.

Integram também o departamento os funcionários André de Sousa Estevão, Daniel Portioli Rolnik, José Gustavo Julião de Camargo, Lucineia Martins Levandosqui, Luís Alberto Garcia Cipriano, Luiz Aparecido dos Santos, Mara Elisa Ferreira Oliva, Sonia Regina de Oliveira e Waldyr José Gomes Fervença.

Sala de Concertos da Tulha

A Sala de Concertos da Tulha é um prédio do século XIX, antiga tulha de café da Fazenda Monte Alegre de Francisco Schmidt. Em 1997, a coordenadoria do campus da USP de Ribeirão Preto inaugurou a Sala, que abrigou a primeira turma do curso, em 2002, após reforma de ampliação do espaço, respeitando as características históricas do local, tornando o local um dos mais importantes para apresentações de música de câmara na região de Ribeirão Preto.

Sala de Concertos da Tulha – Foto: Arquivo do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP

O prédio pertence ao curso de Música da FFCLRP e é considerado um dos espaços culturais da USP de maior importância para o ensino, pesquisa e extensão universitária em música. A Sala de Concertos da Tulha foi reinaugurada em 4 de dezembro de 2015 pelo então reitor Marco Antonio Zago e, hoje, recebe diversas atividades do Departamento de Música.