Conferências reúnem comunidade da USP Ribeirão Preto para discussão sobre saúde mental

Eventos serão realizados nos dias 24 de setembro, 4 e 5 de novembro, no auditório e em salas da FEA-RP

30/08/2022 - Publicado há 2 anos

Estabelecer uma estratégia de cuidados de saúde mental adequada também passa pelo exercício da cidadania e da democracia. Por isso, o campus da USP em Ribeirão Preto quer ouvir toda a sua comunidade para conhecer as demandas e, assim, pensar em formas ativas de colaboração sobre o tema. Para isso, serão realizadas nos dias 24 de setembro e 4 e 5 de novembro as Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental do Campus Ribeirão Preto da USP.

Os eventos serão realizados no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP e em salas próximas, de acordo com a temática de cada grupo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. As vagas são limitadas. A participação é exclusiva aos integrantes da comunidade USP Ribeirão Preto. Haverá envio de certificado aos participantes.

No dia 24, será promovida uma conferência preparatória das 9h às 17h, com o tema Estruturas no Campus e Práticas Político-Pedagógicas: Há Acolhimento da Diversidade?”. O evento terá uma palestra sobre o tema e, em seguida, quem participar poderá escolher um grupo temático para contribuir. Entre os temas que serão discutidos estão estruturas de apoio socioeconômico, estruturas de apoio à saúde mental, racismo estrutural, diversidade sexual e assédio. Ao final, as propostas aprovadas serão apresentadas em uma plenária.

Nos dias 4 e 5 de novembro, a programação inclui a palestra Bem-estar e Saúde Mental na Vida Universitária: Uma Utopia Possível?, na noite da sexta-feira (a partir das 19h), e no sábado, a partir das 8h, o trabalho nos grupos temáticos com base nas propostas discutidas na conferência preparatória, com a possibilidade de apresentação de novas ideias. No final do dia, uma plenária vai discutir e aprovar as propostas que serão encaminhadas em um documento aos órgãos centrais do campus e da Universidade.

As conferências são uma iniciativa conjunta do Conselho Gestor do Campus Ribeirão Preto da USP, da Prefeitura do Campus e da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, com apoio de todas as unidades da USP Ribeirão Preto.

Mais informações: iearp@usp.br.

Grupo de trabalho

Para realizar um diagnóstico da situação vivenciada na USP em Ribeirão Preto, o Conselho Gestor do Campus criou o Grupo de Trabalho de Saúde Mental. A partir das discussões desse grupo, foi proposta a realização das Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental, aprovada pelo Conselho Gestor. O objetivo dos eventos é promover uma escuta qualificada de todas as categorias da comunidade USP Ribeirão Preto, de forma a possibilitar um melhor conhecimento das demandas e necessidades da comunidade do campus, o que possibilita a adoção de políticas que sejam realmente adequadas e resolutivas.