“Concertos USP” é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (26/3)

O concerto gratuito será nesta terça-feira (26/3), às 20h, no Theatro Pedro II, e marca o início das comemorações dos 60 anos de criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP

 26/03/2024 - Publicado há 1 mês
Por
Concerto da USP – Foto: José Matsumoto
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (26/3) traz como destaque a temporada 2024 dos Concertos USP, que estreia hoje, às 20h, no Theatro Pedro II. O concerto marca o início das comemorações dos 60 anos de criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, a noite conta com os solistas Karen Stephanie, Marcos Vinícius Miranda dos Santos, Pedro Diniz e André Luis Giovanini Michelleti. O repertório inclui obras de Antônio Vivaldi e Gottfried Heinrich Stölzel. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na bilheteria do teatro a partir das 19h. O Theatro Pedro II está localizado na Rua Álvares Cabral, 370.

O Sesi promove um encontro para esclarecer dúvidas sobre os editais de Arte e Cultura e Ocupação Artística deste ano, voltados para artistas locais interessados em se apresentar no Sesi. O evento será nesta terça-feira, às 19h, no Teatro do Sesi, que fica na Rua João Ignachiti, no Jardim Castelo Branco, e as inscrições para participar do evento estão disponíveis através do site Meu Sesi.

No Teatro Municipal, nesta quarta-feira (27), tem o espetáculo Peter Pan. São duas apresentações, às 10h30 e às 14h30, que narram uma grande aventura que se inicia quando um menino chamado Peter Pan, de idade e origem desconhecidas, entra pela janela de uma casa em busca de sua própria sombra, que havia se desgrudado do seu corpo. O Teatro Municipal fica na Via São Bento, no Campos Elíseos, e a peça é gratuita.

Para a programação desta terça-feira, o Express Cultura também traz dicas de uma variedade de filmes. O Sesc apresenta o longa A Noite do Dia 12, do diretor Dominik Moll. Com classificação indicativa de 16 anos, o filme parte da premissa de que todo investigador tem um crime que o persegue, um caso que o machuca mais do que os outros, sem que ele necessariamente saiba o porquê. Para o protagonista do longa, Yohan, esse caso é o assassinato de Clara. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência, e 70 lugares, que podem ser ocupados por ordem de chegada. O filme começa às 19h30, no Galpão do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50. 

A Casa Belas Artes tem três filmes em cartaz. Às 14h, tem o longa Dias Perfeitos, do diretor Wim Wenders, com classificação indicativa de 12 anos. Às 16h, é a vez do filme Levante, da diretora Lillah Halla, com classificação indicativa de 16 anos. Às 19h será exibido o filme O Primeiro Dia da Minha Vida, dirigido por Paolo Genovese, e com classificação indicativa de 16 anos. A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em pix e dinheiro e os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

No Museu da Imagem e do Som (MIS), tem a exibição do longa Oxigênio, do diretor Pedro Zimmermann. Com classificação livre, a ficção científica conta a história de três pessoas que experimentam visões catastróficas. Um menino vê um incêndio onde há apenas um bosque tranquilo. Uma garota sonha com uma praga de escorpiões em seu quarto. Um homem acredita ter sido apanhado por relâmpagos. Os sobreviventes desse universo paralelo ocupam nosso mundo e nossa consciência. O filme será às 18h30, no MIS, na Rua Cerqueira César, 371. A sessão é gratuita. 

Quarta-feira é Dia do Circo, e em comemoração, o Museu Casa de Portinari, que fica na Praça Candido Portinari, 298, no centro de Brodowski, realiza uma oficina de pintura com a temática circense. O evento tem dois horários: às 10h e às 15h. A atividade será conduzida pela equipe educativa do museu e vai utilizar papel, tintas e as mãos como materiais. A entrada é gratuita.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.