Cirurgia fetal é oportunidade para minimizar danos futuros para o bebê

A maioria desses procedimentos é indicada no período de 20 a 28 semanas de gestação

 13/11/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

No Saúde com Ciência e Jazz desta semana, o tema abordado é cirurgia fetal, com Lourenço Sbragia Neto, professor e atual chefe da Divisão de Cirurgia Pediátrica do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

No programa, o professor explica que é muito importante que seja realizado o pré-natal corretamente para que possíveis problemas no feto possam ser detectados o quanto antes, possibilitando um diagnóstico precoce. Esse diagnóstico abre uma “janela” de oportunidades, que podem minimizar os danos e evitar desfechos ruins como a morte do bebê ou sequelas permanentes. 

Segundo Sbragia Neto, a maioria dos procedimentos de cirurgia fetal é indicada no período de 20 a 28 semanas de gestação. O professor cita algumas condições no feto que podem ser beneficiadas com a intervenção da cirurgia fetal, que são: defeitos na coluna, defeito no diafragma, tumores raros e em casos de gestação gemelar, em que a placenta é compartilhada e um gêmeo acaba roubando o fluxo sanguíneo do outro. “Essas são as indicações maiores que têm no mundo inteiro”, destaca Sbragia Neto. 

O programa Saúde com Ciência e Jazz é produzido por Maju Petroni, com apresentação e coordenação do professor Pérsio Roxo Júnior e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Coordenação de Rosemeire Talamone. No ar às quartas, das 13h30 às 14 horas. Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br/home-ribeiraopreto ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde com Ciência e Jazz.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.