Centro de Educação Física e Esportes do campus amplia e melhora infraestrutura para receber a comunidade

Parte dos investimentos é voltada para aquisição de equipamentos e reformas dos espaços

 01/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Fachada do Ginásio de Esportes reformado e nova pista de caminhada – Foto: Arquivo Cefer

Com o início do novo ano letivo, os usuários do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer) do campus da USP em Ribeirão Preto terão uma boa surpresa. O local passou por várias mudanças desde a retomada das atividades presenciais, e as melhorias na infraestrutura vão desde a restauração da fachada do Ginásio de Esportes até a modernização e ampliação da estrutura física, além da aquisição de novos equipamentos e ferramentas tecnológicas para a melhoria da gestão e do atendimento aos usuários. 

Para o chefe da Seção Técnica de Práticas Esportivas da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP), Filipe Alexandre de Oliveira, essas melhorias vão impactar a qualidade do atendimento aos usuários, pois é uma infraestrutura mais adequada para a prática dos exercícios físicos e, consequentemente melhores condições de trabalho para os educadores físicos desempenharem suas atividades. 

Novos equipamentos na sala de musculação – Foto: Arquivo Cefer

Reformas e novos espaços 

Entre as melhorias estão as reformas das salas de musculação e de exercícios aeróbicos, além dos vestiários, que agora contam com duas unidades masculinas, duas femininas e dois vestiários PNEs. Este espaço ainda ganhou nova parte elétrica e pintura, reforma do telhado e piso específico para aulas de ginástica. Ali também funciona a nova secretaria. Essas salas ganharam novos equipamentos de musculação e revisão completa dos antigos aparelhos. 

Entre essas salas foi construída uma pista emborrachada para caminhada, de aproximadamente 100 metros, que pode ser utilizada de forma espontânea pelos usuários ou de forma específica nas aulas e atividades orientadas. 

As quadras poliesportivas cobertas, as descobertas e as de tênis também foram reformadas, com novo piso e pintura, e a área ganhou uma guarita e estacionamento, um novo ponto de acesso ao Cefer pela Rua do Biotério. 

O estacionamento do Ginásio de Esportes está com novo calçamento e iluminação. E sua área interna ainda está em obras, assim como as salas de tatami, spinning, tênis de mesa e de espelhos, as salas de reuniões e dos professores, vestiários e copa/cozinha. 

O campo de futebol e a pista de atletismo vão receber iluminação LED modernizada e o parque aquático terá alambrado e salas de aula. 

Funcionamento do Cefer

Os espaços ao ar livre (pista de atletismo, quadras de tênis e quadras poliesportivas externas) estão abertos e funcionam todos os dias da semana, das 6h às 00h. 

A academia de musculação funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 13h e das 14h30 às 21h, não abrindo aos sábados, domingos e feriados. Para utilizar é preciso ir na Secretaria com cartão USP (ou e-Card USP) e preencher, na hora, o PAR-Q, questionário sobre sua condição física e saúde, que substitui o atestado. 

Já a piscina está aberta e funciona de segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 12h e das 16h às 20h, e de terça e quinta-feira, das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30, não abrindo aos sábados, domingos e feriados. Para utilizar é preciso ir na Secretaria com cartão USP e atestado médico de aptidão para a prática de atividade física, que terá validade de seis meses.

Quadra coberta reformada – Foto: Arquivo Cefer

De disciplina obrigatória a centro de promoção à saúde

O Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer) foi criado em 1973 com a introdução da Educação Física como disciplina obrigatória em todo o ensino superior, sendo oficializado na estrutura administrativa do Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) em novembro de 1981.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.