Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto recebe curso de iniciação em nado artístico inclusivo

20/03/2023 - Publicado há 1 ano
Confira os cronogramas diários do curso – Foto: Divulgação/SCS RP

Nos dias 25 e 26 de março, a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP oferece o primeiro Curso de Iniciação em Nado Artístico na cidade. O evento faz parte do projeto Experiência Inspara, iniciativa do Instituto Inspiração Paradesporiva (Inspara), patrocinado pela Bayer Brasil, via lei de Incentivo ao Esporte federal, com o apoio da EEFERP.

O curso em Ribeirão Preto será o ponto de partida para a capacitação de profissionais de educação física e graduandos da área, com objetivo de ampliar o número de locais que oferecem a modalidade de nado artístico no Estado de São Paulo, possibilitando a multiplicação da capacidade técnica para a prática da modalidade.

São 20 vagas disponíveis por critério de seleção, destinadas à profissionais de educação física devidamente cadastrados no Cref ou estudantes de educação física com matrícula ativa e independência aquática. Atendendo a estes critérios, as vagas serão preenchidas pelos 20 primeiros inscritos. Para inscrições, gratuitas, e mais informações clique aqui.

Foto: Divulgação.

8h às 10h – Teoria
– Sobre o Inspara
– Breve histórico sobre o Nado artístico e o Nado artístico adaptado
– Nado artístico: regras e categorias

10h às 10h15 – Coffee break

10h15 às 12h – Prática na piscina
– Aptidão aquática
– Educativos e palmateios básicos do nado artístico

14h às 14h30 – Prática na sala de ginástica
– Preparação física
– Flexibilidade

14h30 às 15h30 – Teoria
– Sobre a pessoa com deficiência
– Metodologia Inspara
– Planejamento de aula

15h30 às 16h – Coffee break

16h às 17h – Prática na piscina
–  Posições, movimentos e transições do nado artístico
– Adaptações para PcD

Cronograma – Dia 2

8h às 10h – Teoria
– Movimentos do nado artístico: Posições e transições
– Primeiros passos: Por onde começo?
– Planejamento de aula

10h às 10h15 – Coffee break

10h15 às 12h – Prática na sala de ginástica
– Processo coreográfico: Escolhendo o tema, a música e movimentos

14h às 15h30 – Prática na piscina
– Aplicação de aula para vivência externa

15h30 às 16h – Coffee break

16h às 17h – Prática na piscina
– Montagem e apresentação de coreografia

Para mais informações sobre o projeto envie email para: contato@inspara.org.br.

Data: 25 e 26 de março
Horário: Das 8h às 17h