Em meados do século 20, a inglesa Lily Parr entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a jogar futebol profissionalmente. Além de talento, a atleta mostrou coragem ao marcar o ponto de virada na luta pela inclusão das mulheres no esporte. A Copa do Mundo Feminina é um marco importante para o futebol feminino e, apesar da má campanha da seleção, o evento teve um público brasileiro bem maior que a Copa passada, além de mulheres narrando, comentando e arbitrando os jogos. Por isso, o Sesc promove hoje o Toque Refinado, um bate-papo com a técnica Cris Souza e a ex-jogadora Maurine Dorneles. No evento, as profissionais compartilham suas experiências, falam sobre a participação da mulher no esporte, de suas histórias no futebol feminino enquanto atletas e as posições de liderança ocupadas por mulheres. Gratuito, às 19h. São 80 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas presencialmente, no Sesc, por ordem de chegada. O Sesc fica na rua Tibiriçá, 50.
No Sesi, a programação de hoje é musical. A apresentação é de João Ormond e sua viola caipira. O show Tem Viola no Forró é uma mistura da viola de Ormond com ritmos nordestinos. Ele mistura o forró com a viola em uma linguagem contemporânea que valoriza a cultura do Nordeste. O show tem uma hora de duração; começa às 19h30 no Sesi, localizado na Rua Dom Luís do Amaral Mousinho 3.465. Para reservar seu ingresso acesse o site sesirp.org.br.
Na Fundação do Livro e Leitura, vai acontecer a reunião mensal do Sarau: Grupo de Médicos Escritores e Amigos, um evento com o objetivo de estimular a criatividade e a expressão artística. A atividade, gratuita e aberta ao público, promete uma noite de poesia, prosa, músicas e performances. O evento é às 20h, na sede da fundação, localizada na R. Prof. Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América.
Ainda esta noite, o grupo teatral Porão realiza o Sarau do Porão, uma combinação de música, dança e poesia apresentada pelos artistas da companhia. O sarau começa às 20h na Arena Porão, Rua 21 de Abril, 375, com entrada gratuita. São 60 vagas disponíveis que vão ser preenchidas por ordem de chegada.
O Salve o Planeta ao seu Redor é um projeto de educação ambiental iniciado em 2013 e apresentado em diversas cidades para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, por meio da exposição de peças artísticas criadas com o reaproveitamento de resíduos tecnológicos. A exposição é do artista plástico Giovanni Malta que pode ser visitada em Ribeirão Preto, no Centro Cultural Quintino 2, na Rua Ernesto Petersen 36, até o dia 11 deste mês. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 8h às 17h.
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Julia Valeri, estagiária.