Teatro da USP exibe três espetáculos no campus de Bauru

Peças serão apresentadas nesta sexta, sábado e domingo no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru

03/08/2023 - Publicado há 9 meses
Florilégio é uma das três peças que serão exibidas em Bauru – Foto: Ricardo Avellar

Neste fim de semana, o Circuito Tusp de Teatro vai apresentar três espetáculos teatrais no campus da USP em Bauru (SP). Nesta sexta-feira, dia 4, às 20 horas, o grupo Pombas Urbanas exibe a peça Florilégio. No sábado, dia 5, também às 20 horas, a Cia. La Vaca encena Homens Pink. Já no domingo, dia 6, às 19 horas, a Cia. Teatral Boccaccione interpreta A Vida É Sonho. Com entrada grátis, os espetáculos acontecem no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Promovido pelo Teatro da USP (Tusp), o Circuito Tusp de Teatro é uma iniciativa voltada para a difusão das artes cênicas nos campi da USP do interior, localizados em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Com 60 minutos de duração, Florilégio é um espetáculo inspirado em histórias de vida de pessoas que vivem na Cidade Tiradentes, na periferia da capital paulista, e impulsionado pelo verbo “esperançar”, cunhado pelo educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997). O espetáculo convida o público a uma viagem esperançosa em direção ao futuro e reflete sobre como a luta coletiva pode transformar a sociedade. É uma criação dramatúrgica que reflete sobre as condições e relações humanas no território, tendo por temas memória, esperança, história e o futuro dos moradores do bairro, as dores e violências que assolam a comunidade, mas também a força das relações comunitárias, capazes de transformar vidas e realidades. Criação coletiva do grupo Pombas Urbanas, a peça tem direção de Vanéssia Gomes.

Cena da peça Homens Pink – Foto: Cristiano Prim

Homens Pink, com 50 minutos de duração, é uma peça criada a partir de depoimentos de um grupo de senhores gays. Em cena, narrativas sobre infância, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais e compõem um espetáculo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes. A direção e dramaturgia é de Renato Turnes, que, durante sua pesquisa para a peça, encontrou em São Paulo e em Florianópolis nove senhores gays dispostos a compartilhar suas memórias. O espetáculo é uma performance documental solo que toma como base para sua dramaturgia original os relatos dos senhores entrevistados, atualizando memórias de resistência.

Em A Vida É Sonho – peça com 90 minutos de duração que se baseia no texto clássico do dramaturgo espanhol Calderón de La Barca (1600-1681) -, um rei acredita no mau presságio de que seu filho, Segismundo, causaria desgraças à pátria desde seu nascimento e opta por trancafiar o príncipe em uma torre e considerá-lo por morto. Vinte anos depois, repensando seu ato, declara ao povo que seu sucessor está vivo e que receberá a chance de experimentar o mundo civilizatório e assumir o reino. O príncipe é dopado e levado ao trono por um dia, para responder em sonho àquilo que a vida pergunta sobre seu destino. A direção é de Paula Klein Flecha Dourada. A adaptação do texto original é de Marcelo Ribeiro e Karol Nurza.

Cena da peça A Vida É Sonho – Foto: Coletivo Fuligem

As peças apresentadas pelo Circuito Tusp de Teatro serão exibidas nesta sexta-feira, dia 4 (às 20 horas), sábado, dia 5 (às 20 horas), e domingo, dia 6 (às 19 horas), no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. A promoção é do Teatro da USP (Tusp), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com apoio da Prefeitura do Campus da USP de Bauru (PUSP-B) e da FOB.

*Texto por Marianne Ramalho, de Bauru