Avaliação do Ensino Superior é tema de webinar na USP

Iniciativa é da Cátedra Instituto Ayrton Senna, sediada no IEA-RP, em parceria com o Conselho Nacional de Educação

 30/10/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 13/11/2023 as 15:37
Por
Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, promove no dia 13 de novembro, às 16h, o webinar A Avaliação da Educação Superior. O evento, exclusivamente on-line, é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Educação. 

O encontro será mediado pela titular da Cátedra, Maria Helena Guimarães de Castro, e vai discutir os recentes avanços nas políticas de avaliação do Ensino Superior do Brasil. O webinar deve abordar também questões referentes ao ingresso à universidade pública e os desafios e funcionamento da educação superior privada. 

Participam como debatedores o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi; o presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Abílio Baeta; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios; e o diretor-executivo e assessor para Assuntos Econômicos do Semesp, Rodrigo Capelato.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do IEA-RP no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem um formulário enviado no chat das plataformas durante a transmissão.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre a Cátedra Instituto Ayrton Senna

A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, é uma parceria entre as duas organizações com o objetivo de impulsionar o debate sobre o tema no Brasil e colaborar com outras discussões educacionais atuais. Entre os assuntos abordados estão a produção científica sobre educação no Brasil, o futuro das avaliações, currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação integral dos estudantes, alfabetização, políticas públicas, entre outros. 

O propósito da Cátedra é fomentar e apoiar estudos e pesquisas sobre inovação em avaliação educacional, monitoramento e avaliação em políticas da educação básica e superior, além de promover conexões entre diversos atores que estão produzindo conhecimento e disseminar informações e perspectivas que podem embasar o desenho e avaliação de políticas públicas. Sua missão é levar a inovação da teoria para a prática, da universidade para a escola e dos pesquisadores para os gestores públicos, promovendo diálogos e avanços concretos na educação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.