Urano: planeta feito de gás e que tem pelo menos vinte luas

O primeiro planeta descoberto por um telescópio, no século 17, não é visível a olho nu, e é composto basicamente de hidrogênio

 01/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 21:26

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner fala de Urano, planeta nomeado em homenagem ao deus grego do céu. E que é o terceiro maior em tamanho e quarto maior em massa dos oito planetas do Sistema Solar.

Urano – Foto: HST ACS via Wikimedia Commons

Urano foi o primeiro planeta descoberto por um telescópio, no século 17, não sendo visível a olho nu, diz o colunista. É um planeta gasoso, composto basicamente de hidrogênio molecular em estado gasoso, mas têm anéis, com conteúdo sólidos: pedras e principalmente pedaços de gelo que se formaram juntamente com o planeta, e que o orbitam. Urano também tem 20 luas conhecidas, algumas delas muito grandes e com fenômenos muito interessantes que podem ser estudados, revela Steiner.

O astrofísico também nos conta que há de especial quanto ao eixo de rotação de Urano, que é bem diferente do da Terra.

Ouça a coluna na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.