Visita monitorada conta a história do Edifício Vilanova Artigas

Passeio pela sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP acontece neste sábado, dia 9, às 14 horas

04/06/2018 - Publicado há 6 anos
O prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP é considerado um dos principais representantes do modernismo arquitetônico no Brasil – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Neste sábado, dia 9, das 14 às 17 horas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove mais uma visita monitorada ao Edifício Vilanova Artigas, que se localiza na Cidade Universitária, em São Paulo, e abriga os cursos de graduação da unidade. Projetado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), ex-professor da FAU, ele é considerado um dos principais representantes do modernismo arquitetônico do Brasil.

A visita, com três horas de duração, terá acompanhamento de um docente da FAU, que mostrará os aspectos históricos, espaciais e técnicos do projeto e da construção do edifício. Além da visita guiada, haverá uma palestra, “Considerações a respeito do processo de invenção do prédio”, e leituras gráficas sobre bases como plantas, cortes e elevações, fotos e desenhos de Artigas. O evento é dirigido principalmente a arquitetos e estudantes de arquitetura e urbanismo, além de turistas brasileiros e estrangeiros e demais interessados.

Vilanova Artigas elaborou o projeto do prédio da FAU na Cidade Universitária, ao lado de Carlos Cascaldi, em 1969. A obra é considerada um de seus principais trabalhos. De concreto bruto, vidro e simplicidade em suas linhas, o Edifício Vilanova Artigas evidencia um foco na integração dos espaços, com seus andares ligados por rampas de alturas oscilantes, transmitindo uma sensação de plano único. “A FAU é um espaço fluido, integrado, somático. A pessoa não sabe se está no primeiro andar, no segundo ou no terceiro”, como descreveu o próprio Artigas.

O prédio foi tombado em 1982 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e ganhou o Prêmio Jean Tshumi da União Internacional dos Arquitetos (UIA), em 1985, por sua contribuição ao desenvolvimento tecnológico da arquitetura.

A visita monitorada ao Edifício Vilanova Artigas acontece neste sábado dia 9, das 14 às 17 horas. A inscrição é gratuita e deve ser feita até esta quarta-feira, dia 6, pelo e-mail cceufau@usp.br, informando nome completo, RG, instituição e localidade. Será enviada confirmação da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Outra visita monitorada já está marcada para o dia 7 de julho, com inscrições até 4 de julho.