Potencial do Brasil na agricultura precisa de incentivos

Setor que pode contribuir para o sequestro de carbono contra o aquecimento global ainda esbarra na falta de definições econômicas, políticas e na aplicação de leis já existentes

 12/12/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 13/12/2023 as 14:45
Por

A agricultura, a pecuária e a silvicultura podem se tornar parte da solução nas mudanças climáticas globais – Foto: Freepick

 

Logo da Rádio USP

As perspectivas para o mercado de carbono e as mudanças climáticas e a Justiça foram temas em discussão na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Na arena temática sobre o Mercado de Carbono, o professor Carlos Eduardo Cerri, da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, participou das discussões sobre As perspectivas do mercado de carbono para agricultura e como A ciência e a cocriação podem alavancar o papel do agro de regenerar, descarbonizar e remover gases de efeito estufa da atmosfera. Cerri, que é coordenador do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), expôs sua frustração por não ver, durante a COP28, uma sinalização direta dos países responsáveis por 73% das fontes de emissões de gases de efeito estufa, da queima de combustível fóssil, em negociar suas contribuições na redução dessas emissões. Para o professor, o mercado de carbono pode ser uma maneira de estimular ações nos países que mais poluem. “Esses países querem transitar o assunto para sistemas alimentares, que óbvio tem sua participação, mas é minoritária quando comparada com a queima de combustíveis fósseis. Ou seja, não estão fazendo a lição de casa.”

O professor voltou a afirmar que a agricultura, a pecuária e a silvicultura podem se tornar parte da solução nas mudanças climáticas globais. Nessas áreas, diz o professor, há uma vantagem única diante de outros setores, como o da energia, a indústria e o transporte, que podem até colaborar diminuindo a emissão de gases, mas não podem colaborar para o sequestro de carbono da atmosfera. “O nosso setor tem desafios, visto que as práticas de cultivos, tecnologias e tamanho de propriedades, por exemplo, são muito variadas, mas as oportunidades podem superar os desafios porque conseguem também o sequestro do carbono, intermediado pelas plantas naturalmente na fotossíntese.” Cerri questionou ainda a falta de investimentos para a implantação de boas práticas no setor. “O problema não está sendo atacado nesta COP. Minha expectativa era que surgissem fundos de financiamentos.”

Professor Cerri durante discussão sobre mercado de carbono – Foto: Tamara Gomes

 

Eduardo Brito, da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e membro do CCarbon-USP, destacou que no Brasil o maior volume de dinheiro investido na agricultura provém de financiamentos, de empréstimos que necessitam de prazo dilatado para pagamento e de juros menores e que sem essas condições é impossível haver mudança das práticas de cultivo. Deu como exemplo um pasto degradado, que pode levar entre sete e oito anos para se recuperar. “É necessário haver investimentos, público ou privado, para as intervenções.” Brito diz acreditar na ciência, na regulamentação e no financiamento como motores para a implantação de projetos colaborativos, para pessoas e por pessoas.

Daniel Vargas, coordenador do Observatório de Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e também membro do CCarbon, apontou três pontos limitantes para a implantação do mercado de carbono: a falta de um aparato para mensurar as emissões, levando em consideração a diversidade das propriedades rurais; a falta de mecanismos regulatórios que estabeleçam a intervenção ou não do Estado, por exemplo no estabelecimento de valores nesse processo; e as condições culturais da sociedade.

No caso brasileiro, Vargas destacou ainda que seria necessário organizar uma estratégia nacional que passe pelo mercado de carbono, mas não se limite a ele. “Esse processo exige uma ciência robusta e condições políticas para estimular a produção e produtividade crescentes, abrindo espaço para que os produtos brasileiros atinjam cada vez mais o mercado internacional, contribuindo para a segurança alimentar global e criando um modelo de referência.”

Os tribunais e o clima

Da esquerda para a direita o embaixador André Correa do Lago,  Antônio Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça, e o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso – Foto: Rose Talamone

 

No painel Mudanças climáticas e tribunais: perspectivas judiciais sobre litígios climáticos, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso afirmou que as cortes devem ser proativas e possuem três papéis primordiais no cenário das mudanças climáticas: invalidar atos que sejam praticados contra a Constituição; apreciar aquilo que não foi feito corretamente; e atuar para a remediação de danos que afetam os direitos humanos. Para o ministro Barroso, o Brasil não tem deficiência de legislação em relação ao meio ambiente. “Talvez, como no resto do mundo, nós tenhamos uma dificuldade de execução da legislação, porque a questão climática exige vontade política para ser enfrentada e muitas vezes esse enfrentamento tem custos políticos. Um dos papéis do Judiciário seria o de suprir a falta de incentivo, que muitas vezes o processo político majoritário tem porque os efeitos das emissões de hoje só vão se produzir daqui a muitos anos.”

Ele acredita que a questão climática é, antes e acima de tudo, uma questão científica. “A ciência contribuiu para o diagnóstico e agora tem contribuído para a transição energética, portanto, tem que haver um investimento financeiro, científico e tecnológico para o Brasil ter condições de ser uma grande liderança mundial nessa matéria, pela sua capacidade de produzir energia renovável. Nós temos energia solar, temos energia eólica e temos biomassa.” Barroso acredita que é preciso haver uma combinação entre direito, ciência e empreendedorismo para o Brasil avançar na agenda ambiental.

No debate com as autoridades presentes, a professora Patrícia Iglecias, superintendente de Gestão Ambiental (SGA) da USP, destacou o papel fundamental nas questões climáticas que o Judiciário possui, lembrando que o acesso à Justiça está previsto desde o Princípio 10 da Declaração da Rio 92. “Entretanto, o século 20 foi marcado por ações individuais, enquanto o século 21 é fortemente marcado por direitos intergeracionais. Em relação à proteção ambiental, os litígios climáticos surgem para pressionar os Estados para ações concretas contra o aquecimento global.”

Já para o embaixador André Correa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, individualmente a política, a ciência ou a economia não conseguem juntar elementos necessários para uma ação mais rápida e efetiva, daí o papel da Justiça se tornar cada vez mais um elemento a ser incorporado no tratamento dessas questões. “Se a ciência foi a primeira a entrar nesse processo, a Justiça talvez esteja sendo o último elemento para esse complexo quebra-cabeças que temos pela frente. Infelizmente há obstáculos nesse processo, imensos interesses econômicos e legítimas preocupações com relação a um processo que pode aumentar as injustiças, aumentar as diferenças entre os países e entre as pessoas. Portanto, uma maior presença da Justiça, associada à ciência, aos governos, às instituições e à sociedade civil, possa realmente nos levar para o rumo que nós sabemos que é necessário, porque temos pouco tempo.”

Com colaboração da professora Tamara Gomes – FZEA/USP


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.