O ressurgimento do nacionalismo e o perigo do retrocesso

É importante, num momento em que se reafirmam nacionalidades, que as questões de interesse global sejam mantidas dentro daqueles acordos tão duramente conquistados

 12/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/04/2017 as 18:32

Logo da Rádio USP
Ilustração: Reprodução/rewols

O professor Paulo Saldiva, em sua coluna semanal para a Rádio USP, especula sobre uma tendência, ou seja, a de que o mundo político esteja voltando ao nacionalismo e, ao mesmo tempo, esteja tentando se libertar de acordos políticos globais, o que poderia colocar em risco questões ambientais, tão duramente acordadas, como as do aquecimento global e do manejo adequado dos oceanos. Como exemplo desse retorno ao nacionalismo, ele cita a atual crise na Comunidade Europeia de Nações e, nos Estados Unidos, o ressurgimento de um certo sentimento de isolamento em relação aos seus vizinhos mais próximos. Parece claro, para Saldiva, o perigo de um retrocesso, sobretudo em questões ligadas ao meio ambiente.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.