Nova tecnologia facilita o entendimento de projetos na construção civil

Eduardo Toledo Santos ressalta também que a tecnologia da Modelagem da Informação da Construção permite a redução de desperdícios, já que na construção civil há muita produção de resíduos

 02/05/2022 - Publicado há 2 anos
Estratégia Bim – Foto: gov.br
Logo da Rádio USP

 

A Modelagem da Informação da Construção, Building Information Modelling (BIM), é um modo de apresentar os projetos da área da construção civil através de modelos tridimensionais. O governo federal, em 2018, montou uma equipe para esse processo de tecnologia na construção brasileira, chamada de Estratégia BIM BR.

Eduardo Toledo Santos – Foto: Sites USP

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Eduardo Toledo Santos, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicou que o BIM facilita o entendimento do projeto com as representações tridimensionais, diferentemente do que ocorria com os desenhos bidimensionais, que eram mais abstratos. “Em três dimensões, qualquer pessoa olhando já entende não só as paredes, as portas, janelas e telhado, mas também as instalações hidráulicas, a estrutura e assim por diante.”

O especialista prossegue explicando que, além das informações de geometria, é possível acrescentar “outras propriedades aos elementos que compõem esse modelo”. Por exemplo, caso queira acrescentar uma porta, há como descrever quem é o “fabricante, o material, as propriedades acústicas, térmicas, resistência ao fogo”. Isso ajuda também o processamento por parte do computador, no qual será mais fácil de se realizar simulações e obter dados sobre o projeto.  

Sustentabilidade e diminuição de desperdícios

Em relação à questão da sustentabilidade, o professor ressalta que essa tecnologia permite a redução de desperdícios, já que na construção civil há muita produção de resíduos. Logo, erros que levam a ter que modificar o projeto e consertar o que estava errado, com o uso do BIM, podem ser menos recorrentes. Quando é feito o projeto, é preciso “tomar uma série de decisões ligadas à sustentabilidade, escolha dos melhores materiais e o BIM realmente ajuda muito nessa parte”.  


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.