Pesquisadores utilizam Inteligência Artificial para estudar os movimentos de ciclistas enquanto pedalam

Resultados foram aceitos para publicação na revista australiana “Research Quarterly for Exercise and Sport”

 06/05/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago fala sobre as dificuldades de análises de cinemática (estudo dos movimentos) relacionadas a esportes biomecânicos como, por exemplo, o ciclismo. 

Segundo Santiago, o fato de o atleta estar na bicicleta dificulta a filmagem enquanto pedala, mesmo que na situação simulada esteja parado. “Colocar marcadores para a filmagem do atleta e determinar a posição do corpo não é tão simples, uma vez que a própria bicicleta bloqueia a visão, além de ter altíssima velocidade.”

Por isso, um grupo de pesquisadores, entre eles o próprio autor desta coluna, analisou o uso de Inteligência Artificial para essas análises. Artigo aceito para publicação, recentemente, mostra que os pesquisadores utilizaram redes neurais treinadas para estimar segmentos corporais a partir de imagens e vídeos e, com elas, foi possível avaliar a posição dos movimentos do corpo na bicicleta. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.