Nova coluna da Rádio USP promove diálogos entre educação e direitos

Para a professora Eunice Prudente, criticidade quanto aos 700 mil jovens presos e à instituição familiar é essencial

26/04/2019 - Publicado há 5 anos
jorusp
Na próxima sexta-feira , dia 3 de maio, estréia na Rádio USP uma nova coluna: Educação e Direitos. Semanalmente, toda sexta-feira, às 8 horas, serão tratados os seguintes temas: diferenças e desigualdades sociais; relações étnico-raciais; direitos coletivos; feminismo/feminino; participação popular e  planejamento. O Jornal da USP no Ar conversou com a nova colunista e professora da Faculdade de Direito da USP, Eunice Prudente.
Colunista Eunice Aparecida de Jesus Prudente, docente da Faculdade de Direito da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens
A coluna busca promover uma interlocução entre Direito e Educação, visto que a Constituição Federal aborda a educação como um direito humano fundamental. Eunice comenta sobre a educação como prática da liberdade, pensamento de Paulo Freire, e sobre a necessidade de criticidade quanto aos 700 mil jovens brasileiros presos, com base na fala emblemática de Darcy Ribeiro: “Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”. Assim, ela pretende “aprofundar essas questões e estabelecer os diálogos sempre entre educação e os direitos, ou seja, exercício de direitos”.
De acordo com a professora, a família é uma instituição que também necessita de olhar crítico. “Levamos da família todas as ideias pré-concebidas: racismo, patriarcalismo, a busca do exercício de poder em relação a outra pessoa” antes de estabelecer relações com a sociedade. Dados do Direito mostram que crimes de abuso e de violência são praticados no âmbito da família. “Daí a importância da escola para a formação do novo cidadão brasileiro que pretendemos”, uma educação que sociabiliza para a inserção na sociedade.
jorusp