Municípios são responsáveis pela maior parte dos alunos da educação básica

Daniel Cara comenta os resultados da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica, analisando a responsabilidade tanto dos Estados quanto dos municípios na formação dos alunos

 Publicado: 12/04/2024
Por
Estados e municípios, de maneira concorrente, ofertam o ensino fundamental – Foto: Arquivo/Agência Brasil
Logo da Rádio USP

Em 2023,  a educação básica brasileira contou com cerca de 47,3 milhões de alunos matriculados em 178,5 mil escolas. O ensino em tempo integral contou com um aumento significativo nas matrículas. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgaram os resultados da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica. Os números mostram que o ensino fundamental recebeu pouco mais de 26 milhões de matrículas nas 121 mil escolas: 66% das crianças em escolas públicas e 103 mil alunos do 1º ao 5º ano. Tanto o Estado quanto o município são responsáveis por atender à demanda dos alunos, mas desde a década de 90 o Estado de São Paulo transferiu as matrículas das redes estaduais para as municipais.       

Daniel Tojeira Cara – Foto: Reprodução/Twitter

Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP, explica que existe uma questão atrás dessa política. “É que os Estados e os municípios ofertam de maneira concorrente o ensino fundamental, ou seja, uma obrigação, segundo o artigo 211 da Constituição Federal, tanto dos Estados quanto dos municípios. Os governos estaduais optaram por transferir as matrículas para os governos municipais. Tanto o Estado quanto o município são responsáveis pela educação básica. O que ocorre é que existem responsabilidades distintas. Os municípios são responsáveis, segundo o artigo 211, pelas matrículas no ensino fundamental e na educação infantil e os Estados pelas matrículas no ensino fundamental e no ensino médio. O que acontece é que Estados e municípios, de maneira concorrente, ofertam o ensino fundamental e o que ocorre é que cada vez mais os Estados transferem essas matrículas para os municípios que têm se destacado, mas ainda assim sofrem com deficiências.”

A educação básica é o nível de ensino que vai da creche até o ensino médio. Em tese, são matrículas do zero até os 17 anos, considerando um estudante que faz todo o seu progresso na idade esperada, mesmo que muitos estudantes brasileiros não tenham acesso à educação. O professor destaca que “a educação básica também contempla a educação de jovens e adultos, ou seja, aqueles que não fizeram ensino fundamental ou médio. Tanto jovens acima de 15 anos quanto adultos, que são os brasileiros acima de 18 anos, têm direito à EJA (Educação de Jovens e Adultos), assim como os residentes em solo brasileiro. O que é fundamental frisar é que a educação básica é um nível de ensino que é direito público, ou seja, todo cidadão brasileiro, sem exceção, deve ter matrícula garantida na etapa do ensino obrigatório, que é dos 4 aos 17 anos”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.