Militares na política brasileira

Qual é o papel dos militares no Brasil, ser um atuante político ou defender e garantir os poderes constitucionais, a ordem e a lei? Acompanhe nesta sexta-feira, 31/3, às 11h

 29/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 31/03/2023 as 7:15
Por

O programa Diálogos na USP, no dia 31/3, às 11h, discutirá a histórica participação dos militares na política do País. Em 1889, o Partido Republicano Paulista se uniu aos militares, permitindo a consolidação do golpe da Proclamação da República, e desde 15 de novembro, o marechal Deodoro da Fonseca depôs a monarquia e proclamou a república no Brasil, tornando-se o primeiro presidente do País. Qual é o papel dos militares no País, ser um atuante político ou defender e garantir os poderes constitucionais, a ordem e a lei?

Marcello Rollemberg conversará com  José Eduardo Faria, professor e chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.