Japoneses pousaram duas naves na superfície de um cometa

Depois de uma jornada de quatro anos, a sonda Hayabusa 2 chegou ao seu destino: um asteroide batizado de “Ryugu”

 28/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 22:05

 

Logo da Rádio USP
Imagem: Jaxa

A Jaxa – Agência Espacial Japonesa – acaba de colocar, pela primeira vez, não uma, mas duas naves em um asteroide. Por meio da sonda Hayabusa 2, dois rovers, ou seja, veículos de exploração, chamados de Minerva 2, pousaram no asteroide Ryugu, que tem cerca de um quilômetro de diâmetro.

De acordo com o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, João Steiner, o objetivo é coletar amostras do Ryugu e trazê-las para a Terra para serem analisadas. Nesta edição de sua coluna na Rádio USP, o astrofísico conta mais sobre essa missão e por que ela representa um avanço tecnológico tão significativo.

Ouça a coluna Entender Estrelas clicando no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.