O programa Revoredo desta quinta-feira, 11 de abril, apresenta a viola caipira do instrumentista, arranjador e compositor, Heraldo do Monte (foto).
Monte teve suas primeiras experiências como instrumentista tocando em Rodas de Choro e em boates e casas noturnas em Recife, sua cidade natal. Na década de 1950, o artista mudou-se para São Paulo e participou da Orquestra da TV Tupi em 1969. O compositor também fez parte do grupo Quarteto Novo, integrado por Airto Moreira, Theo de Barros e Hermeto Pascoal.
O músico recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp na categoria de melhor arranjador. Recebeu também, como integrante do Quarteto Novo, o Troféu Roquette Pinto e, por duas vezes, o Troféu Imprensa. Além disso, na década de 1980, participou do Festival de Jazz de Montreal, no Canadá.
A obra de Monte, homenageada no programa, é o CD Viola Nordestina. O disco traz a interpretação do músico para as composições: Que nem jiló de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; Sebastiana, de Rosil Cavalcanti; Darlene Triste e Lamento Sertanejo, de Gilberto Gil; Maria Bethânia, de Capiba; Estrela Maga dos Ciganos, de Elomar; e Roseira do Norte, de Pedro Sertanejo.
Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.
Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela Rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8 horas, nas duas emissoras.