DST pouco conhecida pode se tornar problema de saúde pública

Ocasionada pelo agente Mycoplasma genitalium, ela nem sempre causa manifestações, dificultando o diagnóstico

 29/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 31/08/2018 as 12:43
Por

O fato de a infecção ocasionada pelo Mycoplasma genitalium ser, na maioria das vezes, assintomática faz com que uma parcela dos infectados desconheça a enfermidade e, consequentemente, não procure ajuda médica.

Nesse contexto, esses indivíduos podem acabar transmitindo, involuntariamente, o agente infeccioso para seus respectivos pares por meio das relações sexuais.

Em face de uma preocupação global frente ao aumento da resistência bacteriana, tanto pelo caráter silencioso relatado quanto pelo uso incorreto de medicamentos, o assunto ganhou destaque nos últimos meses.

“Embora a infecção não seja muito prevalente, ela tem a possibilidade de se tornar um problema de saúde pública, se o número de pessoas que venham a se infectar com esses isolados resistentes aumentar muito”, relata o professor Aluisio Segurado, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ouça, no link acima, o conteúdo completo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.