Periodontite em adultos é a principal causa de perda de dentes

O professor Arthur Belém Novaes Júnior explica o que é periodontite e suas consequências

 24/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O professor Arthur Belém Novaes Júnior é o convidado do programa Saúde sem Complicações desta semana. Novaes Júnior é professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP e especialista em periodontia.  Ele fala sobre periodontite, doença infecciosa e bacteriana que se instala na gengiva, oferece risco à saúde e pode se tornar grave.  

O professor explica que “temos centenas de bactérias na boca que aderem à saliva e a estruturas que descamam, como bochecha, língua e amígdala, com isso, a bactéria se solta”. O professor lembra que as bactérias também aderem aos dentes e esses não descamam, por isso temos que eliminá-las com a escova de dentes e o fio dental. “Quando escovamos os dentes, não é para tirar o resto da comida e sim para eliminar as bactérias.”

Novaes Júnior fala também sobre os fatores de risco para a periodontite como: portadores de diabete; fumantes; indivíduos que possuem má higienização bucal; e pessoas geneticamente suscetíveis às bactérias.

“Ao contrário do que pensam”, alerta o professor, “não é a falta de escovação que causa a perda dos dentes e sim a periodontite a principal causa da perda dental em adultos. Essa doença pode progredir e causar a perda de todos os dentes ou danificá-los a ponto de não ser possível repará-los”.

O programa é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Júlia Gracioli, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.