Com o início da Copa do Mundo de Futebol na Rússia, o professor Paulo Roberto Santiago aborda esta semana, na coluna Ciência e Esporte, a importância que a competição tem para as pesquisas científicas. O professor explica que “pesquisadores ficam atentos ao que acontece durante a Copa e com isso surgem coletas de dados que futuramente se tornam estudos científicos”.
“Muitos dados de pesquisas são obtidos do próprio site da Federação Internacional de Futebol (Fifa).O órgão contratou uma empresa apenas para realizar coletas dessas informações e disponibilizá-las em seu site”, diz Santiago, e acrescenta: “Pesquisa feita nos sites PubMed e Science Direct encontrou, ao todo, mais de 40 trabalhos relacionados apenas à Copa do Mundo de 2014”.
O fato de a Fifa disponibilizar esse tipo de informação, segundo o professor Santiago, é bom principalmente pelo alto custo de materiais de pesquisa, que atualmente são de origem estrangeira. “A liberação desses dados é importante para os pesquisadores, principalmente porque podem adquirir essas informações de forma gratuita e, com isso, gerar pesquisas de qualidade.” Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Paulo Santiago.