Pesquisa Datafolha, balanço de governo e eleições municipais

O professor José Álvaro Moisés vê resultados positivos em pesquisa do Datafolha, que avaliou o que o brasileiro pensa sobre democracia

 04/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Pesquisa Datafolha sobre a posição do Brasil em relação à democracia apresenta resultados muito positivos. A avaliação mostra que 2/3 dos entrevistados têm posição favorável à democracia quando em comparação a opções autoritárias ou ditatoriais. As opções autoritárias ficaram em menos de 12%. Os brasileiros rejeitaram o uso de tortura, censura à mídia e a ideia de que o governo possa proibir partidos, fechar o Congresso, sindicatos ou mesmo prender pessoas suspeitas sem autorização da Justiça.

Um balanço sobre o governo Bolsonaro também mostrou que ele está muito ligado à retórica de estratégias em relação à eleição de 2022, além de mostrar, entre outros aspectos, que o governo foi prejudicado por não formar coalizões no Congresso Nacional.

Com relação às eleições municipais deste ano, o professor José Álvaro Moisés lembra que “é muito importante que os eleitores prestem atenção nas escolhas que podem fazer, num certo sentido, indicando apoio ao governo e aos partidos que fazem coligação com o governo, ou, eventualmente, apoio aos partidos de oposição que querem marcar uma nova perspectiva para a política brasileira daqui para a frente”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.