Brasil precisa se preparar para a possibilidade de crise econômica mundial

André Singer aponta revisão do Teto de Gastos como ponto fundamental para lidar com previsão pessimista

Nesta edição de sua coluna, o cientista político André Singer repercute as últimas previsões do economista Nouriel Roubini – que previu a crise econômica mundial de 2008. Conhecido como Dr. Doom (Doutor Catástrofe) pelas suas análises pessimistas em relação ao futuro da economia mundial, Roubini fala da possibilidade de uma nova crise financeira global.

Essa crise estaria sendo prenunciada, de um lado, pelo desaquecimento das atividades econômicas no plano internacional, puxada pela queda da indústria automobilística, e, de outro, por um fator talvez ainda mais importante: o aumento das tensões comerciais entre EUA e China, explica Singer.

Na visão de Singer, caso as previsões se confirmem, elas podem produzir contextos graves para o Brasil. “A despeito de o País estar passando por um período de turbulência política intensa, o Brasil precisa se preparar para isso.”

Ouça, no player acima, a íntegra da coluna Poder e Contrapoder. O professor e cientista político André Singer conversa com Gustavo Xavier.


Poder e Contrapoder
AA coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, vai ao ar toda quinta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.