Brasil precisa investir em educação para melhorar em inovação

As pesquisas mostram que o Brasil precisa investir mais em educação, diz Glauco Arbix em sua coluna

 16/04/2018 - Publicado há 6 anos

 

Logo da Rádio USP

Para inovar, é necessário educação, mas uma educação de qualidade, que não pode prescindir de investimentos no setor, pois só dessa forma será possível melhorar a qualidade do que se faz por aqui. De 2003 a 2015, o Brasil obteve um grande avanço, bastando apontar que incluiu mais de 500 mil adolescentes no sistema de ensino. Da mesma forma, a educação fundamental foi universalizada nos anos 1990, o que não é pouca coisa. Contudo, segundo o professor Glauco Arbix, é preciso fazer mais, e a Universidade pode ajudar nesse sentido.

Como exemplo de eficiência educacional, o colunista cita a Finlândia, detentora de um dos sistemas educacionais mais avançados do mundo, baseado na junção do conhecimento. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Observatório da Inovação.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.