Brasil apresenta a terceira maior taxa de câncer de endométrio

Segundo o especialista Jesus Paula Carvalho, isso se deve à mudança do padrão reprodutivo da mulher brasileira

 11/01/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Logo da Rádio USP

O câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais frequentes. Acomete principalmente mulheres após a menopausa, em geral acima dos 60 anos. Apenas 20% das mulheres com câncer de endométrio estão na fase de pré-menopausa. Menos de 5% estão abaixo dos 40 anos de idade.

É muito comum confundir o câncer de endométrio com o de colo do útero, mas o professor da disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP Jesus Paula Carvalho, chefe do Serviço de Ginecologia Oncológica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, explica que o sangramento é o primeiro sinal de que algo não vai bem. Ele ressalta que o câncer de endométrio é um câncer altamente curável.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.