As implicações da prisão de Lula para a qualidade da democracia

Para o cientista político José Álvaro Moisés, prisão de Lula demonstra que o império da lei está se estabelecendo no Brasil

 10/04/2018 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

De imediato, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um forte revés na sua candidatura à Presidência da República, mas não é só isso. O Partido dos Trabalhadores também é afetado em sua proposta de atuar ativamente nesse processo. Na opinião do professor José Álvaro Moisés, o atual momento político, do ponto de vista da qualidade da democracia, demonstra que a prisão de Lula, através de um processo judicial e do devido processo jurídico, deixa claro que o império da lei está se estabelecendo no Brasil, algo significativo em um país onde a democracia completa 30 anos da promulgação de sua Constituição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.