Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto e a sociedade – uma relação saudável no campus de Ribeirão Preto

Por Hugo Tourinho Filho e Rafael Pombo Menezes, diretor e vice-diretor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP

 29/01/2024 - Publicado há 3 meses

Hugo Tourinho Filho – Foto: Arquivo pessoal
Rafael Pombo Menezes – Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Atualmente, não restam mais dúvidas sobre a importância e o impacto na qualidade de vida das pessoas da prática regular de exercícios físicos e esportes. Um dos primeiros estudos a inferir a relação entre estilo de vida ativo e processo saúde-doença foi realizado na Inglaterra, na década de 1950, com motoristas e cobradores de ônibus. Na época, foi constado que a incidência de doenças cardíacas nos motoristas sedentários era duas vezes maior do que nos cobradores que se deslocavam nos espaços dos ônibus de dois andares.

Mais recentemente, durante a pandemia, novos estudos relacionando a prática regular de exercícios físicos e sua influência na recuperação dos infectados pelo coronavírus, inclusive com trabalhos desenvolvidos na nossa Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, reforçaram a importância de estimular a população a adotar um estilo de vida ativo. Esse período também revelou que, independentemente da faixa etária envolvida, o profissional de Educação Física tem assumido uma posição central na prevenção de doenças, na promoção de estilo de vida ativo e nos processos de ensino-treino de diferentes modalidades.

Também não há mais dúvidas sobre a importância da inserção da educação física na sociedade e não apenas pelos efeitos fisiológicos provocados pela prática regular de exercícios físicos e de esporte sobre a qualidade de vida das pessoas, mas também pelos efeitos socioculturais e psicológicos que este hábito pode proporcionar aos seus praticantes – melhora da autoestima, maior sociabilização, melhora da percepção de imagem corporal, controle da agressividade. Além dessas, o contexto do esporte é um agente fundamental de educação por envolver o desenvolvimento da noção de trabalho em grupo, disciplina, superar limites individuais e coletivos, respeito às regras e ao próximo, capacidade de tomada de decisão e saber se portar diante da vitória e aprender com os próprios erros advindos da derrota. Esses benefícios são apenas alguns daqueles que podem ser obtidos do envolvimento da população com as atividades físicas e esportivas.

Foi exatamente dentro deste cenário de valorização da profissão na sociedade que a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP foi criada em reunião do Conselho Universitário por meio da Resolução nº 5.420, de 14/11/2007 publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 22/11/2007.

Sendo uma das mais novas unidades da USP, a EEFERP iniciou suas atividades acadêmicas e administrativas em 2009, quando ingressou a primeira turma de graduandos e, em 2024, a “caçula” do campus de Ribeirão Preto completará 15 anos.

A EEFERP vem consolidando seu espaço nos cenários nacional e internacional, por meio do engajamento dos docentes e do corpo técnico-administrativo com ensino, pesquisa, extensão e articulação de cada um com as necessidades e tendências atuais da área. Esse fato é comprovado pelas publicações em periódicos de alto impacto, pelo aumento na captação de recursos financeiros, na obtenção de bolsas produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nos intercâmbios, nas parcerias internacionais, na manutenção de grupos de pesquisa certificados pelo CNPq e na atuação dos pesquisadores enquanto editores e revisores de renomados periódicos científicos nacionais e internacionais.

Instalada numa área de 48 mil metros quadrados, a EEFERP também vem se destacando por suas práticas sustentáveis, dando sua contribuição para que a USP avance ainda mais no ranking do UI GreenMetric World University ao investir sistematicamente nos seis indicadores considerados por esta métrica – áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, tratamento de água, mobilidade e educação ambiental, processo que teve início desde a sua criação em 2009.

Todos os espaços da unidade – prédios didáticos, ginásio de esportes, quadras e piscina – são acessíveis a todos os públicos e sustentáveis, com rampas, elevadores, piso tátil, além de receberem cuidados constantes com o calçamento, o que possibilita o deslocamento seguro de todas as pessoas. Dentro desse espaço privilegiado, a unidade se destaca pelo seu potencial em aliar os seus projetos que atendem a comunidade (projetos de extensão) à pesquisa realizada em diferentes áreas do conhecimento.

Com propostas de atividades físicas que englobam todas as faixas etárias – crianças/adolescentes, adultos e idosos, além de abrigar o Centro de Referência Paralímpico, que atende crianças e adolescentes dentro de uma faixa etária que vai de sete a 17 anos – a EEFERP apresenta variados projetos em modalidades tradicionais como natação, escola multiesportes, ginástica artística e dança até atividades que envolvem videogames para crianças com sobrepeso/obesas e aulas de caiaque no lago do campus de Ribeirão Preto, aliando essa prática com a educação ambiental.

A unidade também se destaca ao atendimento de equipes esportivas dos mais variados esportes: judô, natação, futebol, ciclismo, atletismo, incluindo os paratletas, por meio de avaliações fisiológicas, bioquímicas, biomecânicas, moleculares, socioculturais e psicológicas, baseando-se em preceitos científicos enfatizados em seus laboratórios.

O futuro do ensino perpassa pela capacitação de futuros profissionais que sejam gabaritados tecnicamente e sensíveis às demandas emergentes dos seus locais de trabalho, além de possuírem olhar crítico sobre a própria atuação profissional, pautada nos preceitos científicos e na inovação da própria área.

No campo da pesquisa, a EEFERP tem se colocado em uma posição de vanguarda em diferentes campos do conhecimento, perspectiva essa que seguirá como o principal eixo nessa atividade. Já as atividades de extensão são vistas indissociadas daquelas desenvolvidas no ensino e na pesquisa, e certamente contribuem para a formação de estudantes cada vez mais preparados para as futuras demandas.

Com os olhos voltados para o futuro, a “caçula” EEFERP já vislumbra as possibilidades do uso da realidade virtual estendida e da inteligência artificial para aplicar em seus novos projetos que se estende da participação em programas de exercícios físicos voltados para a melhora da qualidade de vida até o alto rendimento.

Tendo em vista o envolvimento com atividades inovadoras no ensino, na pesquisa e na extensão, a EEFERP já ocupa uma posição de vanguarda em Ribeirão Preto e região. O trabalho de excelência desenvolvido por ex-alunos em academias, clubes, atividades esportivas e no âmbito das atividades físico-esportivas diversas, seja ministrando as aulas/treinos ou envolvidos com a gestão, são uma marca forte do trabalho desenvolvido ao longo da graduação e da pós-graduação.

EEFERP e sociedade juntas para o bem de todos!!!

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