Impactos ambientais das atividades rurais no Brasil

O jornalista Alceu Castilho, do Observatório do Agronegócio, faz análises de notícias e informações sobre as atividades rurais no País

 14/06/2017 - Publicado há 7 anos
Por

 

Clique aqui para fazer o download

O Ambiente é o Meio desta semana entrevista Alceu Castilho, editor e jornalista formado pela Universidade de São Paulo. No programa, Alceu fala sobre o território brasileiro e suas terras. Castilho faz parte do Observatório do Agronegócio no Brasil. O objetivo principal do observatório é fazer análises de notícias e informações dos impactos ambientais das atividades rurais do País.

Castilho, autor do livro Partido da terra: como os políticos conquistam o território brasileiro, conta que os bens rurais dos políticos eleitos chamaram a atenção. No programa ele também fala da quantidade de hectares conquistados por partidos.

Alceu Castilho ainda aponta que, nas eleições de 2010, empresas da pecuária contribuíram na campanha de 41 deputados federais eleitos, onde 40 votaram a favor do novo código florestal em 2011. “Esses políticos são proprietários de terras, empresas, ou influenciáveis por grandes doadores de campanha”, comenta.

Também foi debatido no programa o documentário publicado pelo jornalista Sem clima. Uma República controlada pelo agronegócio. O filme faz uma conexão entre a bancada ruralista e as mudanças climáticas. O documentário conta a história dos deputados e se esses são os líderes certos para as bancadas, onde muitos liberam áreas invadidas ou ilegais.

Por: Paulo Henrique Moreno


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.